As Janeiras regressam ao concelho de Albufeira, começando por visitar a Câmara Municipal para depois seguirem de porta em porta.
No passado dia 5 de Janeiro, o Salão Nobre dos Paços do Município acolheu o já tradicional evento de Cantares de Janeiras, onde os vários grupos do concelho se reuniram para interpretar músicas tradicionais e desejar um próspero ano novo ao executivo.
O Agrupamento de Escuteiros de Albufeira, a ACRODA -Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água, a LUEL – Arte em Movimento, os Entretenga, o Coro da Câmara Municipal e o Grupo de Janeiras de Paderne “Força da Tradição” fizeram-se acompanhar de trajes de instrumentos típicos como a pandeireta, os ferrinhos, o tambor, a flauta, a viola, o cavaquinho ou o acordeão.
Depois da visita à autarquia de Albufeira, os Grupos receberam da mão do Presidente, Desidério Silva, as esperadas Janeiras. Pão, chouriço e vinho encheram os cestos dos cantadeiros que irão continuar o seu percurso pelas Freguesias do concelho.
Recorde-se que as Janeiras são uma forma antiga de comemorar o Ano Novo e o Dia de Reis. Manda a tradição que a comunidade se junte em grupos para cantar e animar as suas localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central, para desejar um bom ano a todos os presentes. No Algarve, muitos destes grupos contam já com várias décadas de existência e contribuem para manter aceso um dos costumes mais antigos da região.