“Um pedido de Casamento”, em Lagoa

0
187
O Teatro Experimental Ideias do Levante (Lagoa/Algarve), depois de deslocar-se ao Espaço da Corredoura (Tavira), no dia 22 de Janeiro de 2010, irá regressar ao Auditório Municipal de Lagoa (Algarve), no dia 29 de Janeiro de 2010 (pelas 21h30)

, para apresentar mais uma vez, a peça “Um pedido de casamento” da autoria de Tchekhov numa encenação de Rui Mimoso, com a interpretação ao cargo de Isabel Costa, Fernando Guerreiro, e Susana Campina.

A peça (em um Acto) escrita pelo dramaturgo e escritor Anton Tchekhov (em 1889), é uma das comédias clássicas do teatro russo. Trata-se de um enredo simples à volta de um grande proprietário de terras e pai viúvo (Tchubukov) com o dilema de tentar casar a sua filha, já mulher (Natalia Stepanova) com o seu jovem vizinho e caçador (Ivan Lomov), que certo dia, resolve fazer-lhe uma visita, para pedir a mão de sua filha. A partir daí, surgem cenas hilariantes, transmitindo pequenas situações banais, que chegam mesmo a transformar-se em pequenas tragédias individuais.

As peças de Tchekhov “deixam marcas”, acredita Rui Mimoso, o encenador deste projecto teatral. O encenador decidiu (com o grupo) aceitar este desafio, que é mexer com um dos mais hábeis realistas do teatro europeu da época, tendo a consciência de que não é fácil representar peças deste autor. Segundo o encenador, Tchekhov escrevia através de um processo tão natural e realista como a respiração. O encenador explica que nas peças de teatro de Tchekhov, as personagens mudam de estado de espírito em fracções de minutos em diversas acções de um mesmo acto.

Rui Mimoso acredita que manter esta construção cénica com fé e verdade, é uma aprendizagem gratificante para quem representa e para quem encena. Paralelamente, sempre seduziu a este encenador a recusa do épico e do didáctico nos seus textos. Segundo o encenador, as situações são banais, as personagens são simples. Tchekhov parece dizer-nos: Façam delas o que quiserem – divirtam-se, comovam-se, vejam-se ao espelho – , mas não procurem respostas.

A entrada para o espectáculo é gratuita e é limitada a uma lotação máxima de 300 lugares, maiores de 12 anos. Os bilhetes estarão disponíveis a partir do dia 25 de Janeiro de 2010 no Convento S. José (em Lagoa). O número 282380434 (Convento S. José) encontra-se disponível para mais informações sobre este espectáculo. Também o número 282010080 (Ideias do Levante) encontra-se disponível (de Segunda a Sexta-feira, das 18h00 às 20h00), para eventuais contactos relacionados com informações sobre esta ou outras actividades da associação. Mais se informa que o atendimento online encontra-se disponível 24 horas, todos os dias, em www.ideiasdolevante.net .


Fonte: Ideias do Levante

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.