O Papel da União Europeia na Intervenção e Cidadania dos jovens

0
203
A Agência Nacional para a Gestão do Programa Comunitário Juventude em Acção 2007-2013 vai participar na conferência “O Papel da União Europeia na Intervenção e Cidadania dos Jovens”

, que faz parte do ciclo de conferências “Paideia”, organizado pela HERA – Associação para a Valorização e Promoção do Património.

Esta conferência terá lugar no próximo dia 28 de Janeiro, pelas 9h30 no Auditório do Museu Municipal de Faro.

Nesta conferência, o Director da Agência, Pompeu Miguel Martins, vai proferir uma comunicação intitulada “Política Europeia de Juventude”, através da qual abordará os principais traços, prioridades e instrumentos da política Europeia aos dispor dos jovens e das organizações portuguesas. Para além do director da Agência estão também presentes nesta conferência a Directora Regional do IPJ do Algarve, Sara Gomes Brito, que vai proferir uma comunicação sobre o Instituto Português da Juventude, e ainda, Fabio Carbone, director da Hera, e Luís Tavares da Associação Jovens Santa Joana Aveiro, que vão proferir comunicações sobre o programa Europeu “Juventude em Acção”.

Este ciclo de conferências faz parte de um projecto financiado pela União Europeia, através da Agência Nacional que gere o programa em Portugal. O projecto, designado por PAlDElA, designação construída a partir da ideia grega antiga de um crescimento sustentável com base no auto-conhecimento, é o ponto de partida para um bom relacionamento com outras culturas (aspecto intercultural) – e visa promover a igualdade de oportunidades e o multiculturalismo, dando aos jovens a oportunidade de participar activamente na descoberta de seu património próprio, património cultural e sua valorização.

Para além deste ciclo de conferência fazem também parte do projecto as seguintes actividades:
– Criação e dinamização dum percurso pedestre urbano e relativo mapa (editado em 4 línguas) elaborado por jovens e direccionado à população local (escolas, grupos formais e informais pertencente a comunidade local);
– Criação de um registo fotográfico sobre as emergências patrimoniais e pontos de maior interesse, a publicar on-line.
– Organização de seminários e encontros sobre a coexistência religiosa, o respeito intercultural e o multiculturalismo.

Este projecto é apoiado por uma medida específica do Programa Juventude em Acção, a Acção 1.2 Iniciativas de Jovens, que apoia centenas de iniciativas levadas a cabo por grupos de jovens em todo o país. O Programa para além destes projectos que visam incentivar a participação cívica dos jovens apoia também, através de outras medidas, intercâmbios internacionais de jovens, projectos de voluntariado europeu, formação na área da juventude, seminários internacionais, de entre outras.

Fonte: juventude.pt

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui