“Por Veredas e Caminhos”

0
191
DescobertaCogumelos
Incursão à descoberta de cogumelos deu início ao novo Ciclo de Passeios Natureza – “Por Veredas e Caminhos” em São Brás de Alportel.

O Município de São Brás de Alportel dá continuidade aos Ciclos de passeios Natureza com um novo ciclo de passeios anual que segue “Por Veredas e Caminhos” à descoberta dos segredos da paisagem natural, dos tesouros patrimoniais e arquitectónicos, das tradições guardadas de geração em geração, entre muitas outras maravilhas por desvendar.

O primeiro passeio do ano realizou-se no passado domingo, dia 24, e contou com mais de meia centena de participantes que caminharam “À Descoberta dos Cogumelos da Serra do Caldeirão”. Os participantes reuniram-se às 09h30, junto ao Centro Museológico do Alportel, de onde partiram às 10h00 para diferentes sítios de recolha.

Perseguindo o objectivo de apanhar o maior número de espécies possível, os participantes tiveram o acompanhamento da Eng.ª do ambiente Ana Frutuoso e do Eng.º florestal Norberto Santos que orientaram os caminhantes por troços de serra e barrocal, territórios que contêm espécies muito diferentes de cogumelos. No final da manhã, e ao fim de algumas horas de percursos selvagens, que permitiram apreciar as paisagens e sentir os aromas campestres da Serra do Caldeirão e barrocal, os participantes reuniram várias dezenas de cogumelos de espécies muito diversificadas.

A jornada micológica continuou à tarde, às 15h00, na Quinta do Peral, com uma Sessão de Identificação de Cogumelos, onde foram identificadas, interpretadas e caracterizadas todas as espécies recolhidas durante o percurso matinal.
DescobertaCogumelos
Uma interessante palestra sobre as potencialidades de exploração deste recurso natural encerrou o primeiro passeio do novo Ciclo de Passeios Natureza – “Por Veredas e Caminhos”, com a participação do Director Regional de Florestas do Algarve, Dr. António Miranda e do Eng.º Florestal Norberto Santos. A sessão informativa pretendeu aprofundar conhecimentos sobre os aromas, as tonalidades e as formas dos cogumelos, entre outras características que podem ajudar a distinguir espécies semelhantes, mas de diferente composição. Pequenas diferenças que distinguem os cogumelos comestíveis dos venenosos e que podem salvar vidas.


Fonte: CMSBA

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui