Carnaval de Loulé 2010: 55 mil pessoas em dois dias de Corso

0
311
carnaval_loule
Apesar do tempo instável que levou mesmo ao cancelamento do corso na segunda-feira

,  o Carnaval de Loulé que este ano ficou reduzido a dois dias de desfile voltou a atrair muitos visitantes à cidade. 

Foliões e curiosos por esta tradição centenária encheram a Avenida José da Costa Mealha, o coração da cidade, e nem alguns chuviscos afastaram o público, num total de 55 mil visitantes.

Sob o lema “No Mundo do Espectáculo”, o corso louletano voltou a fazer as delícias dos visitantes e a apresentar um espectáculo com muita música, cor e alegria. Os 15 carros alegóricos recriaram o tema escolhido e o Fado, o Bailado, o Teatro, o Samba ou o Flamenco serviram de inspiração para a decoração dos magistrais carros e suas tripulações.

A sátira política voltou a ser um dos cunhos deste desfile, sobretudo através de um carro que recriou, de forma divertida, os recentes casos de censura política à Comunicação Social.  Dois dos episódios que marcaram a actualidade, o caso do “Jornal de Sexta” da TVI e a crónica de Mário Crespo no “Jornal de Notícias”, estiveram representados neste corso. Os jornalistas Manuela Moura Guedes e Mário Crespo e o Primeiro-Ministro José Sócrates foram os protagonistas de um carro em que o responsável governamental esteve munido do célebre lápis azul.

Repetente há vários anos neste Carnaval, a Escola de Samba da Abrigada apresentou-se com centenas de figurantes, entre músicos, bailarinas, porta-estandartes, sendo uma das grandes atracções deste Carnaval. E é claro, as bailarinas brasileiras com os corpos pintados e samba no pé voltaram a ser alvo de muitos flashes das máquinas fotográficas dos visitantes, sobretudo estrangeiros.

Cabeçudos, gigantones, andarilhos e performers recriaram um ambiente verdadeiramente único, motivo de orgulho dos louletanos pela tradição, mas também cartaz turístico de excelência da região nesta época baixa.

Fundação António Aleixo vence Concurso de Grupos de Animação
carnaval_loule
No âmbito do Concurso de Grupos de Animação, lançado com o objectivo de abrir ao público em geral a participação no desfile de Carnaval, o grupo criado pela Fundação António Aleixo foi o grande vencedor e todos os seus elementos ganham, assim, uma viagem a Londres durante um fim-de-semana.

Esta instituição inspirou-se na figura de Carmen Miranda para criar uma coreografia e trajes bem elaborados e que se destacaram no meio do desfile, sobretudo pelas cores fortes.

Também a Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé mostrou uma coreografia inspirada no musical “Cats”, com todos os seus elementos vestidos de gatos. Já o Grupo dos Amigos de Loulé trouxe o espírito de Bollywood a Loulé. “Avatar”, o filme mais visto de sempre, foi o mote para um grupo de amigos que se juntaram para apresentar uma coreografia original. A Ginástica Clube de Loulé trouxe ao corso as preocupações com a causa ambiental e os elementos apresentaram-se com fatos executados com materiais recicláveis.

Assim, a par da Fundação, os outros premiados foram a Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, com a distinção para a Melhor Coreografia e Melhor Traje e para o grupo Avatar, distinguido pela Interacção com o Público.

A imaginação e o empenho levou os participantes nesta iniciativa a criarem fatos e coreografias originais que ajudaram também a colorir o desfile

A organização mostrou-se satisfeita com esta adesão popular ao Carnaval que se profissionalizou desde a década de 70, perdendo um pouco do seu espírito popular. No entanto, a Autarquia de Loulé pretende retomar a antiga tradição, numa época em que os carros eram executados pela própria comunidade que se envolvia directamente no desfile e, nesse sentido, o ano de 2010 poderá significar um marco de viragem no Carnaval de Loulé.

Fonte: CML

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.