, realizado por três jovens voluntárias, da Escola Secundária João de Deus, que estão a realizar um trabalho sobre esta instituição.
O tratamento moderno e actual desta doença engloba um cada vez maior número de especialidades médico-terapêuticas que têm como principal objectivo tratar a “pessoa” com cancro, na sua globalidade, e não apenas o cancro em si. Um dos pilares desta abordagem multidisciplinar é o tratamento psicológico, que tem como principal objectivo tratar as problemáticas emocionais tão frequentemente associadas ao diagnóstico e progressão desta doença, como é o caso da depressão e da ansiedade.
A Associação Oncológica do Algarve (AOA) é uma IPSS, com fins de saúde, que apoia os doentes oncológicos residentes no Algarve. Desde a sua fundação, em 1994, que a AOA tem contado com a colaboração de psicólogos voluntários que, ao longo destes 15 anos, prestaram apoio emocional a muitos doentes com cancro, bem como aos seus familiares. Actualmente, o Núcleo de Psicologia da AOA conta com dois psicólogos a tempo integral que realizam um trabalho de complementaridade ao dos colegas dos Hospitais de Faro e Portimão.
Durante o ano de 2009, o Núcleo de Psicologia da AOA acompanhou em consulta cerca de 170 pacientes e familiares, tendo sido realizadas cerca de 590 consultas de Psicologia Clínica, repartidas pela sede da AOA, em Faro, a Delegação de Portimão e a Unidade de Radioterapia do Algarve.
Importa referir que as consultas de psicologia são gratuitas e destinam-se apenas aos associados doentes oncológicos e sua família. A quota anual tem o valor simbólico de 12€.
Para além das consultas de psicologia clínica, o Núcleo de Psicologia tem realizado acções de sensibilização sobre a temática do cancro um pouco por toda a região algarvia, tentando alertar e sensibilizar, a população em geral e os jovens em particular, para a importância da adopção de estilos de vida mais saudáveis.
Durante o ano de 2009 o Núcleo de Psicologia deu ainda início a um curso prático “Curso de Gestão Emocional e Controlo do Stress” que contou com duas edições, uma em Portimão e outra em Faro, onde participaram cerca de 25 pessoas. Este ano será dada continuidade a este curso e as inscrições já se encontram em aberto.
A nível de investigação, encontra-se em fase de conclusão um estudo levado a cabo junto dos utentes da Unidade de Radioterapia do Algarve, que teve como principal objectivo caracterizar clínica e sócio-demograficamente esta população.
Também já em 2010, o Núcleo de Psicologia iniciou um outro estudo, desta vez ao nível das terapias não-convencionais utilizadas na Medicina Complementar e Alternativa (MCA). Trata-se de um trabalho de pesquisa e recolha de literatura científica sobre as terapêuticas não-convencionais utilizadas na MCA, que melhores resultados têm apresentado na prevenção e tratamento do cancro. Este trabalho apresenta-se como extremamente relevante, uma vez que mais de 50% dos doentes com cancro recorre à MCA, tornando-se, por isso mesmo, importante determinar quais destas terapêuticas possuem evidência científica que suporte, ou não, a sua utilização em conjunto com os tratamentos médicos convencionais (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia e imunoterapia).