Mundial de Motocross MX3 na Cortelha

0
271
Os melhores pilotos do mundo das 500cc voltaram a medir forças no Circuito Internacional da Cortelha, nos dias 3 e 4 de Abril.  Veja a foto-reportagem, aqui.

Luis Correia termina GP Polisport de Portugal em 4º Lugar no Mundial de MX3

O arranque do Campeonato do Mundo de Motocross MX3 e do Europeu de MX2, aconteceu no Circuito Internacional da Cortelha (CIC), em Loulé. O traçado algarvio apresentou-se em excelentes condições proporcionando assim um fim-de-semana cheio de adrenalina. A destacar ainda o facto do GP Polisport de Portugal – Cortelha 2010 ter contado com a presença de 3 portugueses na classe MX3.

Dois pilotos portugueses estiveram em destaque este fim-de-semana no GP Polisport de Portugal ao alcançarem resultados positivos entre os 5 melhores do Campeonato do Mundo de Motocross MX3. O português Luis Correia foi o melhor representante das cores nacionais, ao terminar no 4º lugar e a fechar o top-five esteve outro piloto português, o algarvio Henrique Venda.

Para a disputa do GP Polisport de Portugal, apresentaram-se no Mundial de MX3, 17 pilotos, onde o espanhol Carlos Campanho liderou destacado as duas mangas da tarde, chegando facilmente à vitória na prova portuguesa. O piloto da Andalucia explicou “resido próxima da região do Algarve, mas nunca tinha vindo até este circuito para treinar. Mas gostei muito da pista da Cortelha e era importante para mim começar bem o campeonato, a minha moto Yamaha teve um comportamento exemplar sem quaisquer problemas o que ajudou também a minha conquista desta vitória”.

Em segundo lugar também nas duas mangas ficou o italiano Alex Salvini da Husqvarna, na 3º posição ficou Irt Matevz o piloto esloveno também da equipa da Husqvarna.

Contudo a luta pelo 3º lugar não foi fácil para o piloto da Eslovénia, é que o piloto português Luis Correia deu boa conta de si em pista e na primeira manga chegou facilmente ao 4º lugar. Todavia na penúltima volta e depois de pressionar o piloto da Husqvarna, subiu para 3º, mas na última volta viria novamente a perder essa posição, consolidando assim a 4º posição. Classificação que viria a obter também na 2ª manga, somando assim 36 pontos e ficando no 4º lugar final do GP Polisport Portugal – Cortelha 2010.

O piloto da Yamaha afirmou no final que “Esta participação no Campeonato de MX3, foi muito positiva, embora não estando a disputar este campeonato na totalidade é sempre muito importante vir à Cortelha, que é uma pista que gosto muito e rodar com os pilotos estrangeiros, dá-me noção do meu andamento comparativamente com o deles e também motivação para continuar a treinar”.

A destacar também o resultado positivo que o piloto algarvio Henrique Venda conseguiu nas 2 mangas, depois de arranques cautelosos, o portimonense alcançou o 6º lugar, posição que segurou até ao final das corridas. Porém, devido à diferença dos resultados alcançados pelos seus adversários, o piloto da Kawasaki, viria a terminar a prova da Cortelha num brilhante 5º lugar da Geral.

Já Hugo Basaúla, teve nas 2 mangas arranques espectaculares, chegando a andar em 2º lugar atrás de Campanho, mas que não viriam a significar grande resultado para o piloto da Suzuki. É que no decorrer das 2 corridas o piloto teve sempre alguns contratempos a afectarem a sua presença no CIC, nomeadamente uma queda na primeira manga, fazendo com que terminasse em 10º lugar. Na segunda manga foram os problemas com o motor que influenciaram a sua prestação neste GP Polisport Portugal, cruzando a meta em 8º lugar.

Como foi referido, também se disputou na Cortelha a primeira etapa do Campeonato da Europa MX2, onde estiveram presentes 32 pilotos. Entre eles a jovem promessa do motocross nacional, Luis Oliveira, o único representante das cores portuguesas, que teve uma presença tranquila, concluindo as 2 mangas na 27ª e 26º posição, respectivamente. O belga Kenny Vandueren venceu a primeira corrida da tarde, enquanto que a segunda foi ganha por Irt Jernez.

A Cortelha vai receber este ano mais uma prova de Motocross, é já no próximo dia 1 de Maio, que a caravana do Campeonato de Motocross de Portugal se desloca até ao CIC, para a disputa do GP Loulé Concelho – Maio 2010, onde os melhores pilotos nacionais irão mostrar também o seu valor e nomes como Luis Correia, Henrique Venda e Hugo Basáula, marcarão novamente presença no Algarve.

O GP Polisport de Portugal – Cortelha 2010 foi uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha e contou com o patrocínio da Polisport, Algar, Crédito Agrícola, Garvetur e Konica Minolta e ainda com o importante apoio da Federação de Motociclismo de Portugal, Instituto do Desporto de Portugal, Câmara Municipal de Loulé, Associação de Turismo do Algarve e Entidade Regional de Turismo do Algarve.

Fonte: AAC


{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.