Trata-se de um dos eventos de maior relevo organizado pela Fundação Pedro Ruivo, que ao longo das várias edições tem dado a conhecer grandes valores do piano, do panorama nacional e internacional. “Recordar a excelsa pianista louletana Maria Campina é prestar-lhe a merecida homenagem evocativa, numa universalidade de apreço e louvor à cidadania, saber, criatividade, determinação e nobreza de sentimentos de todas as mulheres algarvias”, refere a organização do evento.
Este concurso tem vindo a ganhar bastante relevância no panorama musical, pois tem contado, ao longo das várias edições, com um júri constituído por grandes vultos do panorama musical, nacional e internacional. Nesta edição, contará com a pianista Tânia Achot na presidência do júri, Marlies Van Gent, pianista holandesa, e as professoras do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, Oxana Anikeeva, Irene Ainstein e João de Almeida. De referir que a Comissão de Honra do Concurso é presidida pela Primeira-Dama de Portugal, Maria Cavaco Silva.
Um dos pontos altos desta competição será a Gala de Encerramento, onde os laureados se apresentam num concerto público, com entrada gratuita, a realizar no dia 30 de Abril, pelas 21h30, no Auditório Pedro Ruivo.