Quarteira recebe IV Expo Ambiente e Energias Renováveis

0
250
energias_renovaveis
De 13 a 16 de Maio, a cidade de Quarteira volta a ser palco de um dos maiores certames ligados às questões ambientais e às energias renováveis, matérias cada vez mais na ordem do dia.

energias_renovaveisA IV Expo Ambiente e Energias Renováveis é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, com o apoio do site www.algarverenovavel.com, e que terá lugar na Praça do Mar, no âmbito das comemorações do Aniversário da Cidade.

As energias renováveis, os fornos solares, os veículos eléctricos e a qualidade do ambiente voltam a estar no centro das atenções desta exposição prática, que dedica uma especial atenção à sustentabilidade ambiental e aos veículos não poluentes, constituindo um espaço de excelência para o estabelecimento de contactos, e divulgação de conhecimentos na presença daquilo que de melhor existe à venda em Portugal.

Trata-se de um evento que, como em anos anteriores, terá uma importante componente formativa e informativa, através das suas diversas iniciativas que englobam seminários, construção de carros solares, cinema de educação ambiental (Cine-Eco), vários workshops, utilização de fornos solares, acções de limpeza de praia, mas sobretudo divulgação dos melhores equipamentos para aproveitamento das energias renováveis e demonstração de novos conceitos de mobilidade mais amigos do ambiente.

Para além da exposição de tecnologias, equipamentos, veículos, produtos, e serviços amigos do ambiente, as entidades organizadoras promovem, em conjunto com a Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente, um Ciclo de Conferências subordinado ao tema “Ambiente, Energias Renováveis e Mobilidade Sustentada em Portugal – Que perspectivas?”, a ter lugar na Galeria de Arte da Praça do Mar, dia 15 de Maio, sábado, a partir das 14h30. Num dos painéis será feito o balanço do Projecto “Limpar Portugal” na região do Algarve.

Por seu turno, a Ecoteca de Olhão, em conjugação com a TáSol, vai instalar uma verdadeira “fábrica” para produzir 100 pequenos automóveis solares, bem como workshops de fornos solares com várias escolas.

Tal como nas edições anteriores, todas as empresas de energias renováveis são convidadas a colocar os seus equipamentos em funcionamento, e a exposição caracteriza-se por ser uma exposição livre, com a  possibilidade do público experimentar os vários veículos amigos do ambiente à venda em Portugal, tais como automóveis eléctricos, motos eléctricas, scooters eléctricas, bicicletas eléctricas, Segways, City cruisers, entre outros. A Avenida Infante Sagres vai estar cortada na zona envolvente à Praça do Mar para permitir o test-drives em condições de total segurança.

Quatro concertos animarão todas as noites a Praça do Mar, e no domingo, último dia do evento, para além de uma acção de limpeza com voluntariado, realizar-se-á um desfile de veículos ecológicos e uma corrida com os mini-carros solares, feitos nos workshops pelos alunos das escolas com a colaboração da TÁ Sol e Ecoteca de Olhão.

Fonte: CML

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui