O Festival Guitarra Portuguesa – Algarve 2010 é um evento dedicado à divulgação e promoção da Guitarra Portuguesa, organizado e produzido pela Associação Guitarra Portuguesa com Futuro, que conta com o apoio da Direcção Geral das Artes. Na sua génese está o Portal da Guitarra Portuguesa, a maior comunidade de Guitarristas on-line que nasceu a 10 de Junho de 2007 (www.guitarraportuguesa.com).
O Festival integra o Ciclo de Concertos “Guitarra Portuguesa Com Grandes Mestres”, “Guitarras em Tertúlia” com concertos informais, palestras e workshops, a exposição “Guitarra Portuguesa com Futuro” e a acção de sensibilização “Dar as mãos pela Guitarra Portuguesa” .
A Inauguração do Festival, agendada para as 15h00 do dia 10 de Junho, será assinalada com performances teatrais na escadaria do Teatro Lethes, seguida da Inauguração Oficial do Festival.
O Ciclo de Concertos “Guitarra Portuguesa com Grandes Mestres” marcará um dos pontos altos do Festival, com as actuações de três grandes nomes da Guitarra Portuguesa: Pedro Caldeira Cabral, Paulo Soares e Custódio Castelo (respectivamente dias 10, 11 e 12, às 21h30).
A Exposição “Guitarra Portuguesa com Futuro”, estará patente ao público no 1º piso do Teatro Lethes, durante os dias do Festival entre as 10h00 e as 19h00. A Exposição irá levar ao público diferentes perspectivas artísticas e olhares sobre a Guitarra portuguesa. Ao longo de seis salas temáticas irão conviver diversos modelos de Guitarra Portuguesa (desde a construção tradicional à representação de algumas das suas evoluções/derivações), com diferentes representações artísticas dedicadas à temática da guitarra (pintura, escultura, poesia e prosa, vídeo-arte, fotografia, vitral, artes performativas e Graffiti).
Durante os quatro dias do Festival decorrerá a acção “Guitarras em Tertúlia”, com concertos e palestras
sobre a construção da Guitarra Portuguesa, Fado, Novas tecnologias aplicadas à Guitarra Portuguesa, o
Portal da Guitarra Portuguesa (www.guitarraportuguesa.com) e estudos sobre a acústica da Guitarra
Portuguesa. Neste âmbito serão promovidos Workshops, dirigidos a músicos e ao público em geral, com a
condução de Pedro Caldeira Cabral, de Paulo Soares e de Custódio Castelo. Neste período irão decorrer
cerca de 20 concertos informais comentados, de curta duração, que vão contar com a participação de
diversos artistas conceituados e novos valores da Guitarra Portuguesa nacionais e internacionais,
abrangendo vários estilos, desde o tradicional Fado de Lisboa e Coimbra até ao Jazz e world music,
interpretados com diversos modelos de Guitarra Portuguesa: tradicionais e evoluções (Guitolão, Guitarra
portuguesa de 14 cordas, Guitarra portuguesa eléctrica).
Todas as actividades, excepto o Ciclo de Concertos e a Exposição, serão de entrada livre.