“Alimentação e Publicidade”

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“Estou preocupada com a quantidade de anúncios publicitários a bolos, pastilhas e refrigerantes!

Tento não comprar estes produtos para o meu filho, mas como ainda é “pequeno” não compreende. Nenhuma instituição pensa tomar medidas quanto a esta situação?

A DECO INFORMA…

A obesidade infantil é um problema que causa grandes preocupações no seio das famílias.

Por isso várias instituições estão a ponderar tomar medidas visando o combate desta doença, já considerada um dos maiores flagelos sociais dos tempos modernos.

A União Europeia está, neste momento, a equacionar a proibição de publicidade a determinados produtos alimentares, especialmente dedicados aos públicos mais jovens e emitidos nos programas que lhes são dedicados, por exemplo séries juvenis.

Também a publicidade onde as crianças surgem sentadas diante de um televisor ou de um computador incitando ao consumo de produtos alimentares têm sido alvo de críticas diversas pois são susceptíveis de contribuir para o aumento da obesidade infantil.

Sensível a estes argumentos, o ICAP – Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade introduziu algumas alterações no código que regulamenta a actividade das agências e empresas no que respeita às mensagens publicitárias de alimentos e bebidas dirigidos a crianças, nomeadamente os que contêm sal, açúcar e gordura em excesso.

Para além de recomendar que sejam evitadas as mensagens publicitárias que convidem ao sedentarismo, o código aconselha que não sejam apresentadas imagens com crianças muito acima ou muito abaixo do peso normal para evitar que as suas características físicas sejam exemplo de uma conduta alimentar menos apropriada.

Crê-se que estas medidas contribuirão para o refrear dos impulsos consumistas dos mais jovens em relação a certos produtos alimentares.

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