1ª etapa do concurso Chefe Cozinheiro do ano disputa-se já amanhã, em Faro

0
262
cca
Confeccionar os pratos com mestria é fundamental, no entanto a higiene e segurança alimentar não são descuradas na eleição do vencedor.

ccaCláudia Rego, membro do júri e especialista em Higiene Alimentar da Diversey terá a seu cargo a missão de avaliar o desempenho dos concorrentes neste capítulo.

A Diversey, é novamente um dos patrocinadores oficiais do maior concurso nacional de cozinha para profissionais – o Chefe Cozinheiro do Ano (CCA).

O CCA  celebra este ano o seu vigésimo primeiro aniversário e a primeira etapa realiza-se no dia 19 de Maio na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro. Os concorrentes que disputam esta etapa Regional Sul/Ilhas são: João Santos (Hotel Vila Galé Albacora, Tavira), Jorge Rodrigues (Eurotel Altura, Tavira), José Luís Freire (Hotel Rocamar, Madeira) e Paulo Mota Moura (Hotel Marina Atlântico, Açores).

A segunda etapa do concurso será disputada na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL) a 27 de Setembro, e a terceira e última etapa na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra no dia 29 de Setembro. A Final nacional e a cerimónia de entrega de prémios terão lugar no dia 10 de Novembro na EHTL.

Nas etapas regionais serão seleccionados os participantes com melhor prestação e classificações mais elevadas para passarem à Final. Na última prova, os oito melhores classificados apurados nas etapas regionais receberão um “cesto surpresa” com os ingredientes que poderão utilizar na confecção do menu. O cabaz de produtos é igual para todos os participantes, sendo que os concorrentes terão 1h30 para redigir as receitas e 5 horas para elaborar um menu composto por 4 pratos, seguindo as normas de higiene e segurança alimentar previstas no regulamento do concurso, e sem qualquer contacto com o exterior.

Cláudia Rego, especialista em Segurança Alimentar da Diversey,  afirma que “a culinária é uma arte na qual o cozinheiro tem liberdade para dar largas à sua imaginação e onde poderá criar as mais requintados pratos. No entanto, o resultado final do seu trabalho irá depender, inevitavelmente, da qualidade dos alimentos e do adequado cumprimento das normas de higiene e segurança. Este factor é o que estabelece a diferença entre um bom cozinheiro e um Chef.”

O vencedor e todos os participantes que chegarem à final do concurso, receberão um curso de Higiene e Segurança Alimentar oferecido pela Diversey.

Nesta etapa o júri será presidido por Fausto Airoldi (vencedor do CCA em 1989 e actual Presidente da ACPP), Celestino Grave (Hotel Real Palácio, Hotel ARTEH), Dieter Koschina (Restaurante Vila Joya), Henrique Leandro (Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve), e Cláudia Rego (especialista da Diversey em Segurança Alimentar).

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano é organizado pelas Edições do Gosto e pela INTER Magazine e tem como patrocinador institucional o Turismo de Portugal. Os patrocinadores oficiais do evento deste ano são a Diversey, a Makro e a Unilever.

Fonte: Diversey

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui