Jorge Rodrigues é o vencedor da 1ª etapa do Chefe Cozinheiro do ano

0
154
chef
Jorge Rodrigues Chefe no Eurotel Altura em Tavira foi o grande vencedor da etapa Sul/Ilhas do concurso disputada no Algarve.

chef

Jorge Rodrigues do Eurotel Altura foi o vencedor da primeira etapa regional do concurso Chefe Cozinheiro do Ano que se realizou ontem na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro. A segunda menção honrosa coube a João Santos do Hotel Vila Galé Albacora, Tavira , e a terceira menção honrosa a José Luís Freire, Hotel Rocamar, Madeira.

O menu com o qual Jorge Rodrigues alcançou o primeiro lugar nesta etapa, era composto por Shot de gaspacho, polpa de sapateira com aroma de azeite de poejo, trilogia de pimentos assados sobre tosta de pão do Barrocal (entrada), Lombo de bacalhau suado com seus aromas, migas de beringela e berbigão da Ria Formosa, tomate cherry assado em temperos do campo, e Bolo de alfarroba e cenoura, sabayon de laranja de Silves, crocante de lima com praliné de amêndoa (sobremesa). (Foto: Humberto Mouco/Edições do Gosto)

Uma vez mais, o júri obedecia a rigorosos critérios de avaliação, tanto do ponto de vista técnico, como ao nível de degustação dos pratos confeccionados. No âmbito da examinação técnica, o júri contou com um elemento destacado exclusivamente para reforçar a avaliação no que respeita ao cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar. Cláudia Rego da Diversey foi a especialista convidada para proceder a esta avaliação na qualidade de Júri da prova.

Cláudia Rego sublinha que “As boas práticas em higiene e segurança alimentar são fundamentais, não só em termos de protecção da saúde pública – ainda que seja este o factor mais importante – mas também na qualidade final do prato confeccionado. O grande desafio, passa por ter presente e executar, em situações de stress, todos os procedimentos de forma correcta. E até neste capítulo, o certame permite uma importante aprendizagem, com a adopção de boas práticas de Higiene e Segurança Alimentar, mesmo em situações de elevado fluxo de trabalho ou falta de tempo. Estes condicionantes não poderão por em causa qualidade do produto e mais importante, a segurança de quem o consome.

No dia 27 de Setembro realiza-se a segunda etapa regional na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa  e, no dia 29 do mesmo mês, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Coimbra receberá a terceira e última etapa regional. Em Novembro Lisboa recebe a final nacional, onde os oito finalistas disputarão o primeiro prémio e o título de melhor cozinheiro de 2010.

Os concorrentes seleccionados para a fase final do concurso receberão um curso de Higiene e Segurança Alimentar oferecido pela Diversey.


Fonte: Diversey

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui