Considerando o actual isolamento e individualismo existente nas cidades, a Câmara Municipal de Tavira ao celebrar este dia pretende promover um espaço de encontro e de socialização, numa dinâmica que favorece os contactos e desenvolve os laços sociais.
Na zona da Atalaia está prevista, a partir das 17h, a realização de jogos tradicionais, bem como a presença de quatro pavilhões temáticos: “A saúde e bem-estar: controlo da tensão arterial, glicemia e nutrição”; “Multiculturalidade: hábitos culturais (vestuário e alimentação)”; “Comportamentos saudáveis: planeamento familiar e bebidas sem álcool” e Artes plásticas: workshop com materiais recicláveis. As celebrações contam, ainda, com actuações de hip-hop (19h20), de dança criativa (19h45), música ao vivo e jantar convívio (20h) e danças de salão (21h30).
Na Horta do Carmo, a festa decorre, entre as 19h e as 23h30, com música ao vivo e jantar convívio.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Município de Tavira, a Fundação Irene Rolo (Projectos Alcatruz e Murjona Júnior), Núcleo de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Cultural Artística de Tavira, Banco de Voluntariado, Juntas de Freguesias de Santiago e Santa Maria e Associação Onda Sólida.