Quarteira comemora Dia do Pescador

0
257
dia_pescador
Quarteira volta a homenagear a sua comunidade piscatória com uma série de iniciativas integradas no Dia do Pescador (31 de Maio).  Veja imagens de 2009, aqui.

De 3 a 6 de Junho, esta cidade vai reviver a tradição da lavada mas a música e a gastronomia também não vão faltar na festa.

O grande momento das festividades está agendado para dia 5, sábado, pelas 18h00, na praia de Quarteira, com a realização da tradicional lavada ou arte tradicional de arrastar para terra. Neste quadro ímpar e típico desta antiga aldeia piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.
dia_pescador
Durante estes dias os artistas populares vão passar pela Praça do Mar onde estará também instalada uma área de tasquinhas designada por “Petiscos do Pescador”. Aqui será possível apreciar os sabores do mar, com destaque para petiscos como os choquinhos fritos, camarão, feijoada de marisco e muitas outras iguarias que farão as delícias dos visitantes.

Quanto à música, o cartaz integra, no dia 3, Bernardo Pedreira (17h30), Toni das Favelas e Ezequiel Tomás (21h30); dia 4, Bernardo Pedreira (17h30) e As Rebeldes (21h30); dia 5, Luís Filipe (17h30) e José Manuel Ferreira e Mágicos do Som (21h30); dia 6, Luís Filipe (17h30) e Sabrina (21h30).

As actividades inseridas nesta iniciativa da QUARPESCA – Associação dos Armadores e Pescadores de Quarteira, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, são de entrada livre.

Apesar do forte crescimento turístico que Quarteira sofreu nas últimas décadas, as tradições ligadas ao mar ainda se mantêm bem presentes naquela que é considerada uma das maiores comunidades piscatórias do Algarve e do país.

Fonte: CML

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui