IV Encontro Nacional de Confrarias CEUCO

0
180
oeiras-2
Decorreu no passado Sábado, 29 de Maio, na Casa do Marquês em Algés, o IV Encontro Nacional de Confrarias CEUCO – Conselho Europeu de Confrarias, uma organização da Confraria do Vinho de Carcavelos, confraria anfitriã, e da Câmara Municipal de Oeiras.

oeiras-2Para além dos Enófilos do Vinho de Carcavelos, o evento contou com a presença de Confrarias de todo o país, de Espanha e de Macau: – Confraria da Broa de Avintes, da Gastronomia do Ribatejo, do Azeite, dos Gastrónomos do Algarve, dos Gastrónomos do Minho, dos Ovos-moles de Aveiro, Gastronómica da Panela ao Lume, Gastronómica de Almeirim, Gastronómica do Alentejo, Gastronómica dos Milhos e as Confrarias convidadas: Colegiada de Nª. Sª. da Anunciação da Lourinhã, Colegiada dos Enófilos de São Vicente, da Gastronomia Macaense, do Moscatel de Setúbal, do Vinho Verde, do Vinho Verdelho dos Biscoitos da Ilha Terceira, dos Enófilos do Alentejo, Gastronómica de Palmela, Gastronómica do Leitão da Bairrada, Círculo Enófilos Utiel-Requena, Valência, Espanha e FECOES – Federación Española de Cofradías Vínicas y Gastronómicas. Estiveram, também, presentes entidades locais, comunicação social e apreciadores dos sabores tradicionais.

A Sessão de Abertura ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal, Isaltino de Morais; do Presidente CEUCO, Carlos Martin Cosme e do Vice-presidente CEUCO-Portugal, José Manuel Alves.

Depois da abertura, seguiu-se o Seminário subordinado ao tema: “O vinho e cozinha tradicional”. Durante uma hora e meia falou-se sobre vinho e gastronomia tradicional: a riqueza dos seus produtos, a qualidade do receituário, entre outros assuntos ligados à temática. Os quatro oradores convidados apresentaram as suas comunicações, perante uma sala com cerca de 200 participantes. Usaram da palavra Rodolfo Tristão, Director de F&B da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril; Vítor Sobral, chefe de cozinha; Estrela Carvalho, do Vinho de Carcavelos e Manuel Fialho, Provedor da Confraria Gastronómica do Alentejo.
oeiras1
No início do Seminário, e num dos momentos mais simbólicos do Encontro, houve lugar, à Cerimónia de “imposição de becas” do CEUCO aos Presidentes das  Confrarias membros deste Conselho Europeu.

Ao almoço foram servidas iguarias tradicionais, numa Montra Portuguesa, da responsabilidade das Confrarias presentes no evento.

Fonte: CEUCO

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui