Somados os resultados dos dois primeiros dias do Rally de Portugal, que existe desde 1973, a equipe francesa da Citroen dominou completamente o cenário da classificação, terminando o sábado com Sebastien Ogier em primeiro, 21.1 segundos à frente do campeão mundial Sebastien Loeb.
O terceiro, na classificação geral foi Petter Solberg, 31,1 segundos atrás do líder e 13,5 segundos à frente de Dani Sordo, ambos da marca francesa.
Antes mesmo de começar a disputa da 6ª etapa do Campeonato Mundial de Rally, em Portugal, um dos mais difíceis do calendário de 2010, os pilotos oficiais da Ford, os finlandeses Mikko Hirvonen e Jarí-Matti Latvala, já falavam que chegar ao pódio seria um grande resultado.
Na verdade, para ainda ter chance de chegar ao título deste ano, a equipe Ford precisa começar a ganhar provas e, além disso, melhorar o desempenho.
Mas, ainda não foi desta vez. Um degrau abaixo, Mikko Hirvonen, com Ford Focus WRC, acabou o segundo dia da etapa portuguesa do Mundial de Rally 2010, apenas em 5º lugar. Ainda restava a esperança, para o domingo, de uma melhor performance e pelo menos chegar ao sonhado pódio, por parte da equipe Ford.
Mas, logo cedo, no último dia da prova, o que se viu foi uma fantástica recuperação do campeão Loeb, nas duas primeiras especiais, tirando uma diferença de 11 segundos para o líder Ogier. Todavia Sebastien Ogier conseguiu segurar a ponta e venceu o Rally de Portugal com 7.9 segundos de vantagem sobre o outro francês Sebastien Loeb.
Foi a primeira vitória de Ogier em prova do WRC e ele comemorou muito. Além disso, passou a ser um forte adversário para as pretensões de Loeb de vencer mais uma temporada. Já é o segundo na classificação geral do campeonato, com 38 pontos atrás do líder.
Dani Sordo, também da equipe Citroen, foi terceiro, enquanto Mikko Hirvonen, com o Ford Focus WRC, subiu para quarto na última especial porque Petter Solberg bateu forte. Garantiu um pódio inteiro para a marca francesa.
Hirvonen terminou em quarto lugar mas cada vez mais longe do topo na classificação geral do Mundial de Rally. Seu companheiro de Ford, o também finlandês Latvala não conseguiu terminar o Rally.
Kimi Raikkonen sabia que o Rally de Portugal era uma prova difícil e quis terminá-lo a todo o custo, mas acabou somente na décima posição.
1. Sebastien Loeb – Citroen
2. Sebastien Ogier – Citroen
3. Mikko Hirvonen – Ford
4. Jari-Matti Latvala – Ford
5. Petter Solberg – Citroen
6. Dani Sordo – Citroen
7. Matthew Wilson – Ford
8. Federico Villagra – Ford
9. Henning Solberg – Ford
10. Kimi Raikkonen – Citroen