“Quero contratar um seguro automóvel. Mas, o que faz variar o prémio? E como posso pagar menos de seguro?”
A DECO INFORMA…
A idade do condutor, anos de carta, acidentes declarados e local de residência também influenciam o preço da apólice de seguro automóvel. A maioria das seguradoras agrava o prémio entre 40 a 100%, se o condutor tiver menos de 25 anos e carta de condução há menos de 2. Outras recusam conceder o seguro automóvel.
Por vezes, para contornar a situação, os pais contratam-no em seu nome e declaram-se como condutores habituais. Não o aconselhamos: em caso de sinistro, a seguradora pode alegar falsas declarações e não pagar. Se não encontrar uma companhia para contratar o seguro automóvel, reúna três declarações de recusa e apresente-as no Instituto de Seguros de Portugal.
Este nomeará uma seguradora para o seu seguro automóvel.
Para pagar menos de seguro, antes de contratar o seguro automóvel, faça simulações em várias seguradoras e compare o prémio. As telefónicas têm promoções temporárias. Depois de fazer a simulação on-line, ligue e tente negociar um prémio de seguro automóvel ainda mais baixo. Se contratar mais de uma apólice em simultâneo, pode obter um desconto considerável.
No seguro automóvel, a maioria das companhias cobra o fraccionamento semestral, trimestral ou mensal: se possível pague o prémio de uma vez. Por fim, consulte um mediador. Regra geral, concede descontos de 20 a 25% num pacote de seguros.