O Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa, em Albufeira, recebe no dia 3 de Agosto o concerto da banda britânica Matt Bianco, marcando o regresso ao nosso país do dueto formado por Marcos Reilly e Mark Fisher, desta vez para apresentar o seu novo álbum, “Greatest Hits”.
Foi logo com o seu primeiro projecto, “Whose Side Are You On?”, que os Matt Bianco se tornaram, em 1984, uma das mais badaladas bandas da Europa. Em 2009 lançaram o álbum “Hi Fi Bossanova”, a que se seguiu O Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa, em Albufeira, recebe no dia 3 de Agosto o concerto da banda britânica Matt Bianco, marcando o regresso ao nosso país do dueto formado por Marcos Reilly e Mark Fisher, desta vez para apresentar o seu novo álbum, “Greatest Hits”.
Foi logo com o seu primeiro projecto, “Whose Side Are You On?”, que os Matt Bianco se tornaram, em 1984, uma das mais badaladas bandas da Europa. Em 2009 lançaram o álbum “Hi Fi Bossanova”, a que se seguiu uma digressão pela Europa, Japão e Sudeste Asiático. Em 2010 lançam um novo álbum, “Greatest Hits”, seguido também de uma nova tournée durante o Verão e Outono, na qual irão apresentar todos os seus maiores êxitos acompanhados pela sua banda, composta por dez excelentes músicos.
AMÁLIA HOJE
O projecto Amália Hoje, que marcou o início do programa “Allgarve’10” em Fevereiro com um concerto totalmente esgotado em Lagoa, regressa para um espectáculo na Fábrica Balsense, em Tavira, no dia 4 de Agosto. Sónia Tavares e Nuno Gonçalves, dos The Gift, Fernando Ribeiro, dos Moonspell, e Paulo Praça, dos Plaza, vão estar acompanhados de uma orquestra e de um coro de vozes, com quem gravaram em estúdio a versão pop das canções de Amália Rodrigues.
Criado em 2009, o projecto Amália Hoje recriou num álbum com o mesmo nome os fados imortalizados por Amália como “Gaivota”, “Foi Deus”, “Fado Português”, “Nome de Rua” e “Grito”. Com cerca de 60 mil unidades vendidas, este trabalho discográfico esteve mais de quarenta semanas no top, tornando-se o álbum mais vendido em Portugal o ano passado.
Ainda em 2009, em Outubro, os quatro elementos deste projecto esgotaram o Coliseu dos Recreios com um concerto que contou com a presença de um coro feminino e da Orquestra Sinfónica da República Checa. O espectáculo ficou registado num DVD, lançado em Maio último, que inclui outros temas como “Com que voz”, “Rasga o passado” e “Soledad”.
TINARIWEN
O promontório de Nossa Senhora da Rocha, em Lagoa, prepara-se para acolher, no dia 5 de Agosto pelas 22h, um espectáculo dos Tinariwen, banda pioneira da música touaregue contemporânea. Integrado no programa «Allgarve», este concerto irá reunir um conjunto de temas que invocam o passado épico das tribos do Sahara, num estilo decisivo para as reivindicações culturais e identitárias da juventude de países como Argélia, Líbia, Nigéria e Burkina Faso.
Os Tinariwen, uma das bandas seleccionadas para actuar na abertura do Mundial de Futebol da África do Sul, foram criados em 1979 por Ibrahim Ag Alhabib, voz e guitarra principais. O estilo musical do grupo – “Tishoumaren” – caracteriza-se pela utilização da guitarra eléctrica, baixo eléctrico e bateria e pela combinação de melodias tradicionais com influências de Bob Marley, Bob Dylan e outros músicos do New Wave marroquino.
As suas canções reflectem a paixão colectiva que fortalece a resistência, as suas poesias transmitem os problemas do exílio, denunciam a repressão no Mali e a sua política de expulsão para a Argélia.
Em 2005, os Tinariwen foram galardoados com o Prémio África da BBC Rádio 3 e, recentemente, receberam também o prémio da revista Uncut para melhor álbum de 2009 – “Imidiwan” – categoria para o qual estavam também nomeados Bob Dylan, Grizzly Bear e Animal Collective, entre outros. Inserida no Festival Sons do Atlântico, esta actuação é um dos grandes momentos da edição de 2010 do «Allgarve».
COLBIE CAILLAT
Colbie Caillat, uma das grandes revelações da música pop dos últimos anos, actuará no palco do Monumento Eng.º Duarte Pacheco, dia 7 de Agosto, pelas 22h, para apresentar o seu álbum mais recente, “Breakthrough”, lançado em 2009.
Com ideias e temas mais pessoais, íntimos e maduros, este projecto segue os passos do seu primeiro álbum, “Coco”, que, para além de ter conquistado vários prémios, continua no top 100 e mantém-se como o 12.º álbum digital mais vendido de sempre. “Bubbly” é a 21.ª faixa digital mais vendida de todos os tempos e os telediscos das canções de “Coco” foram transmitidos na Internet mais de 22 milhões de vezes.
Crescendo sob a influência californiana dos Fleetwood Mac, banda de quem o seu pai, Ken Caillat, foi produtor, Colbie começa a cantar aos 11 anos de idade ouvindo a versão “Killing me Softly” de Lauryn Hill, por cuja voz se apaixonou, incentivando-a a cantar profissionalmente. Em 2007, com 23 anos, salta para o estrelato graças ao sucesso que as suas músicas fizeram no MySpace.
Apelidada de “Jack Johnson de saias”, Colbie Caillat tem gozado de um enorme sucesso, em grande medida devido à sua voz suave e melodias tranquilas, que conquistaram vários países e um público diverso.
NOUVELLE VAGUE
O Oceânico Victoria Golf Course, em Vilamoura, receberá no dia 12 de Agosto, às 22h, os Nouvelle Vague, um projecto criado pelos multi-instrumentistas e produtores Marc Collin e Olivier Libaux que teve como ponto de partida a reinterpretação de temas clássicos do final dos anos 70 e 80 num estilo bossa nova/jazz/new wave.
Além desta característica diferenciadora no panorama pop mundial – a transformação de temas queridos do público, levando-o a apaixonar-se por eles novamente -, a banda francesa, formada em 2003, é ainda conhecida por contar com participações de artistas convidados. O primeiro e segundo álbuns, “Nouvelle Vague” (2004) e “Bande A Part” (2006), venderam juntos mais de meio milhão de cópias.
Sem mexer nessa fórmula de sucesso, mas evoluindo ao mesmo tempo, o novo álbum, “Nouvelle Vague 3”, apresenta duetos entre Melanie Pain, a vocalista principal da banda, e cantores como Martin Gore, dos Depeche Mode, no tema “Master and Servant”, Ian McCulloch dos Echo And The Bunnymen, em “All My Colors”, Marina Celeste em “Our Lips Are Sealed”, ou Terry Hall dos “The Specials”, entre outros.
CAMANÉ
Camané, um dos mais acarinhados intérpretes de fado a nível nacional e internacional, vem à Zona Ribeirinha de Vila Real de Santo António, no dia 14 de Agosto, pelas 22h00, para um concerto ao vivo onde o fadista não só apresentará o seu último álbum, “Sempre de Mim”, como recordará os temas emblemáticos que têm marcado a sua carreira.
O primeiro contacto de Camané com o fado ocorreu um pouco por acaso, quando durante a recuperação de uma maleita infantil se embrenhou na colecção de discos dos pais e descobriu os grandes nomes do fado: Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro, entre outros. Dessa altura até à vitória, em 1979, do evento “Grande Noite do Fado” foi apenas um passo para se tornar uma das vozes representativas da nova geração do fado.
Tendo sempre o fado como matriz, Camané é considerado como um dos intérpretes mais amadurecidos no meio fadista. Mas ainda assim com estilo muito versátil, como comprovam as suas participações lado a lado com Manuela Azevedo e David Fonseca, no projecto “Humanos”, e no concerto “Carta Branca a Camané”, onde o fadista interpretou os seus fados de sempre ao lado de Mário Laginha, tendo ainda contado com a participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa e arranjos musicais pela mão de Mário Laginha, José Mário Branco e pelo maestro Cesário Costa.
Entre outros projectos, Camané continua a apresentar ao vivo o seu último trabalho, “Sempre de Mim”, que entrado directamente para o Nº 1 do Top Nacional de Vendas, já lhe valeu o galardão de Disco de Ouro.
ANASTACIA
Autora do indiscutível êxito “I’m Outta Love”, Anastacia actua no CS Herdade dos Salgados Resort, em Albufeira, dia 17 de Agosto, pelas 22h30, trazendo ao programa “Allgarve’10” a sua voz única para um concerto ao vivo que integrará os temas do seu mais recente álbum, “Heavy Rotation”, bem como outros êxitos da sua carreira, que conta já com 10 anos de ribalta.
Conhecida mundialmente pela amplitude da sua voz e habilidade nos tons agudos, Anastacia criou o som “sprock” – uma combinação de soul, pop e rock – e conquistou o mundo através da emoção com que interpreta todos os seus temas. Assim, e muito pela sua pequena estatura (1,60 m), Anastacia conquistou o título de “pequena dama com grande voz” (“The Little Lady with The Big Voice”).
Entre os numerosos prémios com que já foi galardoada, destaca-se o MTV Music Awards, para “Melhor Música Pop”, e três World Music Awards, para “Artista Internacional que mais vendeu” e “Artista Revelação”. Em 2009, Anastacia ganhou o prémio “Melhor Artista do Mundo” no “Women’s World Awards 2009” em Viena.
SONS ARDENTES
Com a Praia dos Pescadores de Albufeira como cenário de fundo, o concerto “Sons Ardentes” promete transformar a noite de 20 de Agosto, sexta-feira, num grande espectáculo “Allgarve’10” onde a música e o fogo-de-artifício vão estar lado a lado.
Este foi o evento escolhido para assinalar a passagem dos 506 anos da concessão da Carta de Foral a Albufeira por D. Manuel I. E este ano, à semelhança dos anteriores, as Comemorações do Dia de Albufeira vão ser marcadas com um espectáculo impressionante, grandioso, marcante e diferente. Ingredientes para uma noite inesquecível.
Sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira, os músicos da Orquestra do Algarve vão oferecer um espectáculo onde a música clássica, a cenografia, o fogo-de-artifício e a iluminação se conjugam.
Criada ao abrigo de um programa promovido pelo Ministério da Cultura, a Orquestra do Algarve estreou-se no Festival Internacional de Música do Algarve em 2002. Actualmente, é composta por músicos seleccionados em concurso público internacional, reunindo cerca de 17 nacionalidades diferentes. Destinada a dotar a Região de uma estrutura cultural de elevado nível artístico, desenvolve uma actividade multifacetada, com programação destinada às populações locais e turistas. Promove também acções pedagógicas, junto de camadas escolares, e formativas, para jovens músicos. Osvaldo Ferreira acumula as funções de Maestro Titular e Director Artístico.
ANA MOURA
No quarto disco de originais, Ana Moura põe a fasquia ainda mais alta e confirma-se como um caso sério da música portuguesa. Considerada uma das melhores intérpretes de fado da actualidade, Ana Moura traz a Vale do Lobo, no dia 21 de Agosto, pelas 22 horas, o concerto ao vivo do seu novo álbum “Leva-me aos Fados”, que já atingiu o disco de Platina.
Natural de Coruche, distrito de Santarém, a fadista desenvolveu desde cedo uma grande paixão pela música e, naturalmente, pelo fado. Foi numa visita a uma casa de fados que cantou pela primeira vez em público, incentivada pelos amigos. Desde então, editou 4 álbuns, todos eles aclamados pela crítica nacional e internacional e pelo público, que a tem seguido com enorme atenção, e esgotou salas um pouco por todo o mundo.
O seu repertório é bastante abrangente, incluindo fados mais tradicionais mas também interpretações dos mais conceituados autores e compositores contemporâneos. Ana Moura já colaborou com a banda britânica The Rolling Stones, com a qual actuou no Estádio de Alvalade, em Julho de 2007, e Prince elogiou publicamente a “sensualidade da voz” da fadista.
JAMIE CULLUM
Jamie Cullum, o cantor, compositor, pianista, guitarrista e baterista do momento, regressa a Portugal pela mão do programa “Allgarve’10” para apresentar no Balaia Golf Village, em Albufeira, no próximo dia 22 de Agosto, pelas 22h30, o seu mais recente álbum, “The Pursuit”, que conta com uma versão do tema original de Rihanna, “Don’t Stop The Music”, numa fusão entre o ritmo pop e jazz.
Considerado uma referência na recriação do jazz – tal como Miles Davis em “Doo Bop” e George Benson em “Irreplaceble” – Cullum mistura este género musical com ritmos pop rock e hip-hop, recriando grandes clássicos de, por exemplo, Frank Sinatra. O músico britânico, com apenas 30 anos, tem conquistado milhares de plateias e é dos intérpretes de Jazz que mais cópias vende em todo o mundo.
O disco de estreia, «Heard it All Before», foi lançado em 1999 com uma edição de apenas 500 unidades que esgotaram rapidamente. Hoje, quatro álbuns depois (um dos quais o mais vendido de sempre no Reino Unido por um músico de jazz em versão estúdio), uma cópia original do primeiro álbum chega a atingir os 700 euros em sítios de leilões.
AGENDA
«Allgarve» Clássico
– 20 Agosto: Sons Ardentes, Albufeira, 22h. Entrada livre
«Allgarve» Pop
– 03 Agosto: Matt Bianco, Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa – Albufeira, 22h30. Bilhetes: €25 e €65 (com jantar)
– 04 Agosto: Amália Hoje, Fábrica Balsense – Tavira, 22h30. Bilhetes: €15
– 05 Agosto: Tinariwen, Senhora da Rocha – Lagoa, 22h. Bilhetes: €8
– 07 Agosto: Colbie Caillat, Monumento eng.º Duarte Pacheco – Loulé, 22h. Bilhetes: €30
– 12 Agosto: Nouvelle Vague, Oceânico Victoria Golf Course – Vilamoura (Loulé), 22h. Bilhetes: €30
– 17 Agosto: Anastacia, CS Herdade dos Salgados – Albufeira, 22h30. Bilhetes: €30
– 21 Agosto: Ana Moura, Vale do Lobo – Loulé, 22h. Bilhetes: €25
– 22 Agosto: Jamie Cullum, Balaia Golf Village – Albufeira, 22h30. Bilhetes: €30