Dia da Cidade de Faro

0
277
A celebração do Dia da Cidade de Faro decorreu entre 3 e 7 de Setembro, e nós captámos algumas imagens, que pode ver aqui.

O programa contemplou, entre outras iniciativas, a tradicional Feira do Cavalo em Estoi, que decorreu entre 3 a 5, uma homenagem a Francisco Zambujal que compreendeu exposições patentes em diversos locais da cidade, eventos desportivos e concertos.

No dia 7, feriado municipal, realizou-se a sessão solene onde foram distinguidos, pela “sua antiguidade e exemplar dedicação, 192 funcionários da autarquia, e seis cidadãos ilustres, farenses que na sua terra ou fora dela ajudaram a engrandecer Faro e o seu orgulho colectivo”. A cerimónia terminou com uma intervenção do presidente da autarquia, Engº Macário Correia, que enalteceu os homenageados, falou das dificuldades económicas da Câmara, e referindo-se aos trabalhadores, disse que, “Na Câmara Municipal prestam serviço ainda directamente cerca de mil pessoas, as quais na sua maioria gostam de trabalhar, fazendo-o com gosto e profissionalismo. Mas, temos também ainda algumas dezenas cuja produtividade é nula, apenas dizendo até explicitamente que não querem trabalhar, arranjando todo o tipo de desculpas e tendo o apoio de alguns médicos amigos que lhes passam atestados no momento exacto em que desejam adoecer e com o preciso número de dias e o diagnóstico da conveniência dos próprios, sem o recurso a qualquer exame ou uso de meio complementar.

Enquanto a legislação e a deontologia em vigor consentirem estas atitudes, a imagem da administração pública nada ganhará. Os bons e honestos, dedicados e competentes ganharão sempre o mesmo do que aqueles que nada fazem, nem querem fazer.

Urge dignificar o funcionalismo público, reconhecer-lhe o mérito, prestigiá-lo e motivá-lo positivamente.

E há gente muito boa, tanto nesta Câmara Municipal, como em tantos serviços públicos por esse país fora.

Encontramos ao serviço da Câmara Municipal pessoas que estão disponíveis, a todo o momento, todos os dias da semana, sempre prontas a servir sem exigirem nada em troca.

A situação do ainda considerável atraso organizativo dos serviços, não durará muito mais tempo”.

Tivemos ainda as inaugurações do Gabinete de Bairro, localizado em Stº. António do Alto, e da Creche da Penha, com capacidade para 140 crianças, o que enfatiza a oferta de respostas sociais que é uma das prioridades da edilidade.

Foi ainda lançada a empreitada de abastecimento de água e saneamento de água residuais, que dará cobertura aos Gorjões, Falfosa e Sta. Bárbara de Nexe, assegurando a provisão de água e saneamento básico a milhares de pessoas.

Destaque, por fim, ao descerrar das placas toponímicas alusivas a Francisco Zambujal, Diamantino Barriga e Hélder de Azevedo, ilustres cidadãos farenses cujo contributo para Faro é justamente reconhecido.

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui