“Compromissos Marítimos” em Olhão

0
165
CompMarit_01_press
O Museu de Olhão mostra, até ao final do ano, a exposição “Os Compromissos Marítimos no Algarve”, integrada na iniciativa conjunta e pioneira da Rede de Museus do Algarve, “Algarve – do Reino à Região”.

A mostra patente naquela cidade propõe um olhar sobre as diferentes formas de operar dos Compromissos Marítimos.

CompMarit_01_pressAs Irmandades ou Confrarias do Corpo Santo, tiveram um forte impacto nas comunidades onde foram criadas, entre elas Olhão, pelo que faz todo o sentido a exposição patente no Museu da Cidade. Aqui conhece-se como operavam as associações de mareantes.

Os Compromissos, mas também o mareante, precisamente, está em grande destaque nesta mostra, expressão que compreende não só o pescador mas toda a classe de profissionais ligados ao mar.

Os Compromissos forneciam aos marítimos e respectivas famílias, médico, cirurgião, sangrador, botica e socorros pecuniários em caso de doença, velhice e indigência. Os associados tinham de contribuir com uma parte dos lucros das suas actividades para a manutenção do fundo que servia para apoio social e outras responsabilidades da associação.

Desde o século XV e até finais do século XVIII, ao longo da costa algarvia foram constituídas várias associações de profissionais ligadas ao mar. Surgem referências à existência de Compromissos em Lagos, Alvor, Portimão, Ferragudo, Albufeira, Quarteira, Faro, Olhão, Fuseta, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António.


Fonte: CMO

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui