Trata-se de um conjunto de mercados temáticos que, aos sábados, das 10h00 às 17h00, na Zona Histórica de Loulé, Rua D. Payo Peres Correia e Largo D. Pedro I, vão dar a conhecer o trabalho de produtores e artesãos do Concelho.
Uma das novidades desta edição é a presença de instituições de solidariedade social do Concelho que terão a oportunidade de vender alguns dos objectos executados pelos seus utentes mas, sobretudo, dar a conhecer as suas actividades. De acordo com a autarquia, “Esta é uma forma de apoiar causas sociais numa época em que as instituições têm um papel determinante na comunidade”.
Assim, vão estar representadas as seguintes instituições e projectos: Fundação António Aleixo (25 Setembro e 9 Outubro), Projecto ECOS – Casa da Primeira Infância (2 e 30 Outubro), PER – Pais em Rede (16 Outubro e 20 Novembro), Projecto Akreditar – Fundação António Aleixo (23 Outubro e 27 Novembro) e Associação Dinamika – Projecto Boa Onda (6 e 13 Novembro).
Quanto às temáticas deste “Mercadinho de Outono”, há também algumas novidades, com a introdução de um mercado dedicado ao Artesanato Urbano e Design, cada vez mais em voga, e outro à Reutilização, Reciclagem e Produtos Biológicos, numa preocupação com as questões ambientais.
A programação é a seguinte: Artesanato Tradicional (25 Setembro e 30 Outubro), Artesanato Urbano e Design (2 Outubro e 6 Novembro), Prazeres e Experiências (9 Outubro e 13 Novembro), Antiguidades, Velharias e Coleccionismo e Artes e Livros (16 Outubro e 20 Novembro) e Reutilização, Reciclagem e Produtos Biológicos (23 Outubro e 27 Novembro)
No encerramento deste ciclo do “Mercadinho de Outono”, que acontece a 1 de Dezembro, na Avenida José da Costa Mealha, estarão representadas todas as temáticas, bem, como todas as instituições de solidariedade social.
A par da divulgação dos produtos locais, o “Mercadinho de Loulé” é também uma forma de dinamizar o casco antigo da cidade e incrementar o comércio tradicional.