Festa da Nossa Srª da Glória em Benafim

0
163
Dia 23 de Outubro, sábado, realiza-se na aldeia de Benafim, interior do Concelho de Loulé, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Glória.

O momento alto do programa de festividades vai ser a inauguração do “Pátio da Dnª Antónia”.

As celebrações arrancam pelas 9h00, com uma alvorada com foguetes e morteiros.

Para as 11h300 está agendada a inauguração do Pátio, numa cerimónia presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, e presidente da Junta de Freguesia de Benafim, Fernando Vargues.

O “Pátio da Dnª Antónia” é uma praça pública no centro de Benafim. Trata-se de um espaço cuja filosofia se baseia nos antigos pátios algarvios, onde as pessoas se juntavam no fim das tardes de Verão para momentos de convívio, onde se secavam os figos, entre outras actividades

Este será um local com muitas sombras, onde as pessoas poderão passar momentos de lazer, conviver, jogar às cartas, etc.., e que se destina sobretudo aos mais idosos. Pretende-se, assim, recuperar uma tradição que se está a perder e que faz parte de um Algarve esquecido no tempo.

Mas esta é também uma homenagem a Antónia do Carmo Provisório da Silva Campos, benemérita de Benafim que contribuiu bastante para o incremento da freguesia, com a sua acção em defesa do campo e na criação de dinâmicas de desenvolvimento harmonioso do interior, das quais se destaca a criação da Quinta do Freixo.

A festa prossegue pelas 13h30, com a abertura da mesa das ofertas, seguindo-se a Eucaristia Solene celebrada pelo Padre Carlos Matos.

Às 15h30 tem início a procissão pelas ruas da aldeia e, às 17h00, é o momento da venda das ofertas.

O programa termina com um baile.


Fonte: CML

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui