Este evento, considerado por muitos como a forma de reviver da história da Fórmula Um, teve lugar pela primeira vez, no Circuito de Portimão.
Este é o maior Historic Festival realizado na Península Ibérica, com 10 sessão de treinos livres, 10 sessões de treinos cronometrados e 16 corridas com mais de 200 carros, autênticas preciosidades, que abrilhantaram todo o evento.
Aliada à parte desportiva houve ainda um vasto programa de entretenimento ao longo de todo o fim-de-semana, tanto na pista como no paddock: voltas promocionais ao circuito; os chamados ‘pit-walk’, que mais não são do que poder passear junto às boxes das equipas e ver de perto quer as máquinas quer o trabalho desenvolvido; a ‘Mini 50 Year Commemoration Charity Parade’; a ‘Ferrari, Maserati e Osca European Charity Parade’ que tem como patronos a primeira mulher a correr na F1, Maria Teresa de Fillipis e o filho e sobrinho dos irmãos Masearti, Alfieri Maserati.
Em termos desportivos foram 12 as categorias presentes, que trouxeram ao Algarve grandes nomes do automobilismo mundial quer da antiguidade ou actualidade.
O Algarve Historic Festival, à semelhança de outros eventos que se realizam no AIA, pretende vir a ser uma referência nacional e internacional nos eventos de automobilismo e uma importante mais valia económica e mediática para a região do Algarve e para a autarquia de Portimão.