“Sabores do Algarve” no Festival Gastronómico de Santarém

0
152
O último dia do festival gastronómico mais antigo de Portugal é algarvio.

Os sabores típicos da região encerram o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém a 1 de Novembro, num almoço que levará à mesa a raia de alhada com arroz de berbigão e o gelado de queijo de figo à moda de Vila do Bispo.

Depois de 16 dias de pratos nacionais e internacionais, o evento receberá o Algarve no Salão Nobre da Casa do Campino para degustações da cozinha tradicional da Costa Vicentina.

Para começar, azeitonas temperadas, conserva de cenoura em vinagre, paté de sardinha, ovos mexidos com morcela de Monchique e polvo do Laredo salteado em azeite e alho. Segue-se a raia alhada com arroz de berbigão da Ria de Alvor quebrada por um desenjoativo – sorbet de limão com gengibre – que irá anteceder o chambão de borrego braseado, sobre o seu xarém. O espaço da sobremesa é reservado ao gelado de queijo de figo da Eira do Mel servido com pipeta de medronho algarvio.

O desfile de sabores regionais leva a assinatura gastronómica do restaurante «Eira do Mel», de Vila do Bispo, e marca o último dia deste festival que atrai todos os anos centenas de milhares de visitantes à Casa do Campino, em Santarém.

A 30.ª edição começou a 16 de Outubro e decorre sob o tema «Tradição e Modernidade», entre gastronomia, doces conventuais, artesanato regional e animação musical.


Fonte: ERTA

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui