“Comprar medicamentos na Internet”
A DECO INFORMA…
A aquisição de medicamentos pela Internet deve ser efectuada apenas através das farmácias portuguesas sujeitas a regulamentação e controlo, farmácias essas que garantem aos consumidores a segurança, qualidade e eficácia dos medicamentos.
Para que seja oferecida efectiva segurança aos consumidores, as farmácias e os locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, que dispensem medicamentos solicitados através da Internet, devem, dispor de um sítio electrónico individualizado, cujo endereço tenha sido comunicado previamente ao INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P, e no qual conste informação específica e determinada, relevante para a decisão do utente.
O INFARMED, I. P., disponibiliza igualmente a lista dos endereços dos sítios da Internet, comunicados pelas farmácias e pelos locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica.
• A receber produtos falsificados, adulterados, com concentração incorrecta, contaminados ou até mesmo não receber produto algum;
• A consumir medicamentos que tenham origem desconhecida ou duvidosa podendo colocar em risco a sua própria saúde.
O consumidor deverá estar atento portanto, a sites que não identifiquem o responsável pela venda e que não disponibilizem endereço e telefone para contacto em caso de problemas.
Adquirir um medicamento sem as orientações de um profissional habilitado para responder a possíveis dúvidas pode também colocar em risco a saúde do consumidor, pois o consumidor não terá acesso a informações necessárias como as possíveis reacções adversas, as precauções de uso e o tempo correcto de tratamento.
A compra de medicamentos em sites estrangeiros não é igualmente aconselhável pois a probabilidade do consumidor ser enganado é ainda maior, bem como não devem ser comprados medicamentos sob prescrição, pois à partida estes estarão a ser comercializados ilegalmente se não exigirem a receita médica.
Por fim, deverão ser evitados sites que incluam casos não comprovados cientificamente e que promovam curas milagrosas para doenças graves.