, às quais o concelho não é imune, a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver um conjunto de políticas sociais, que visam minorar situações de carência dos munícipes.
No âmbito do novo Regulamento Municipal de Acção Social aprovado, a Autarquia tem atribuído diversos apoios aos castromarinenses para fazer face a situações de emergência: na habitação, na educação, no acesso a cuidados de saúde e nas questões de mobilidade, que se traduzem numa melhoria substantiva no bem-estar social de uma parte significativa da população.
Atendendo ao impacto destas medidas no tecido social da comunidade castromarinense, importa destacar algumas delas: o Cartão Municipal do Idoso, que visa ajudar pessoas com mais de 65 anos, economicamente mais frágeis, cuja situação financeira as impede de ter uma vida digna; a atribuição de Bolsas de Estudo, que se destina a apoiar os alunos do concelho com mais carências económicas, que sem o apoio da Câmara Municipal teriam dificuldades em prosseguir os seus estudos além da escolaridade obrigatória; a realização de obras em habitações de indivíduos e agregados familiares mais desfavorecidos e o incentivo à natalidade e apoio à família”.
Esta última medida tem por finalidade fixar casais jovens no concelho. Deste modo, a Câmara Municipal atribuí um subsídio de prestação única, sempre que ocorra o nascimento de uma criança, a par do auxílio financeiro à aquisição de material escolar para todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico e, ainda, a obtenção de licenças de construção e alvarás de utilização para habitação própria.
No próximo dia 12 de Novembro, pelas 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da câmara municipal fará a entrega dos primeiros subsídios de incentivo à natalidade, ocorrida este ano, em Castro Marim.