Retrata alguns episódios da vida de um algarvio de destaque: Manuel Teixeira Gomes, que foi Presidente da República e um homem de cultura.
A peça, produzida pela ACTA, com texto de Alexandre Honrado e encenação e direcção de produção de Luís Vicente, pretende atingir sobretudo o público jovem, para que conheça retalhos da vida de um homem nascido em Portimão e que deu o seu contributo ao País.
Um Homem Singular – Retratos de Manuel Teixeira Gomes faz o circuito doce das aventuras geográficas e sentimentais usando a linguagem dominadora, e nem sempre inteligível, da cultura. Esta artimanha transforma um homem comum num ser sedutor, profundamente humano.
São retratos de um cidadão do Mundo, fotógrafo dos afectos impressionáveis, amante do belo, da tentação e do culto das palavras e das ideias. Relaciona-se com os outros, partilha de si, gera filhos e deixa mistérios aliciantes. Foi Presidente de uma nova República que, 100 anos depois, tarda em entendê-lo. Mas o seu nome – Manuel Teixeira Gomes – atravessará os séculos.
Um Homem Singular, pela teatral que surge no âmbito das comemorações do Centenário da República, conta com a participação dos actores Luís Miranda (no papel de Teixeira Gomes), Bruno Martins, Carlos Pereira, Elisabete Martins, Glória Fernandes, Pedro Mendes e Tânia Silva, da bailarina Ana Filipa Antunes e do músico José Alegre.