No âmbito da disciplina de Relações Públicas do 4º ano da Licenciatura em Assessoria de Administração, da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (Universidade do Algarve) – Pólo de Portimão, será organizada uma visita das crianças do Lar de Jovens Nossa Senhora do Carmo (Lagos) do CASLAS-Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos, ao Parque Zoológico de Lagos, com o intuito de proporcionar às mesmas um dia diferente numa perspectiva lúdica e de enriquecimento educacional.
O Lar de Jovens Nossa Senhora do Carmo, originalmente designado como Patronato, surgiu em 1931, e é a casa familiar de crianças/jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 20 anos. Funcionando como uma extensão alargada da família biológica, o Lar de Jovens procura corresponder aos anseios e desejos das crianças/jovens que, por qualquer motivo, são privadas de uma vivência familiar normal.
A visita decorrerá dia 05 de Dezembro, durante o período da tarde, envolvendo um total 25 crianças daquela Instituição e terá o alto patrocínio do Parque Zoológico de Lagos, o qual abrirá as suas portas gratuitamente às crianças.
O Parque Zoológico de Lagos, implantado em três hectares, num meio rural, na aldeia de Barão de S. João, concelho de Lagos, recreou ao máximo o habitat natural de cada espécie, permitindo uma interacção entre elas, evitando, assim, situações de stress.
O design dos espaços, o movimento de terras, a plantação de árvores, o transporte de troncos e pedras e um cuidado extremo nos pormenores de acordo com as espécies, fizeram com que o Parque Zoológico de Lagos tivesse o reconhecimento de que hoje usufrui, pela sensação que transmite de bem-estar dos animais residentes, simplicidade arquitectónica e chamamento à reflexão.
O grupo de alunos responsável por esta iniciativa é constituído por Bruno Pires, Fernanda Fernandes, Lino Bernardo, Mara Nunes, Margarida Maurício, Maria João Arcanjo, Maria João Margalhos e Paula Mourinho.