, na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, sob a orientação do padre José da Cunha Duarte.
Os “Menino Jesus” dos pinta-santos popularizaram-se no século XIX, em especial nas comunidades rurais do sotavento algarvio. No Natal, armava-se o presépio e o Menino era colocado no topo da charola ou altarinho.
As laranjas em rama pediam graças para os pomares e searinhas de trigo, aveia, cevada e auspiciavam um bom ano de pão. Famílias reuniam-se nas casas com o presépio e recebiam as charolas que cantavam ao Deus Menino.
José da Cunha Duarte e o seu irmão Afonso da Cunha Duarte, investigadores da História Regional do Algarve, são responsáveis pelas edições “Páscoa no Algarve – Procissão das Tochas Floridas”, “Natal no Algarve – Raízes Medievais”, “Natal Tradicional – Teatro”, “Algarve Tradições musicais”, entre outras.
O número máximo de participantes no passeio é de 25, sendo que o Município apenas garante o autocarro para os dezoito primeiros inscritos.
Para a realização da actividade aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável e cada participante deverá levar merenda, água e protecção para a chuva. A organização reserva-se o direito de anular a realização da actividade caso se verifiquem condições climatéricas adversas.
O encontro integra o programa de actividades de dinamização da exposição “Cidade e Mundos Rurais. Tavira e as Sociedades Agrárias”, patente no Palácio da Galeria, até 18 de Junho de 2011.