“Utilizo frequentemente os serviços online do meu banco. Que cuidados devo ter e o que é o phishing?”
A DECO INFORMA…
Actualmente são cada vez mais os consumidores que utilizam o serviço telefónico ou o netbanking para acederem às suas contas bancárias.
Regra geral, estes serviços são mais rápidos e permitem, muitas vezes, preços mais vantajosos em ordens de Bolsa, transferências ou até taxas de juro mais elevadas em depósitos.
O uso do netbanking é seguro, desde que o consumidor tenha alguns cuidados:
– alterar com frequência a palavra-chave;
– ter um programa de antivírus actualizado;
– não aceder ao sítio do banco através de links enviados em e-mails;
– não enviar por e-mail o nome de utilizador ou código de acesso;
– utilizar um computador cujo acesso e utilização seja restrito para aceder a informação reservada.
No entanto, estes serviços online têm sido alvo de phishing, ou seja, têm sido alvo de acções fraudulentas, as quais recorrem ao uso de mensagens de e-mail que aparentam ter origem no banco, para conseguir dados confidenciais.
Por exemplo, alguém envia um e-mail, fazendo-se passar pelo banco onde está domiciliada a conta bancária a informar que ocorreu um problema. O consumidor é assim impelido a clicar sobre o endereço fornecido e acede a uma página parecida com a do seu banco, mas falsa. Posteriormente pedem ao consumidor para introduzir os seus dados, que serão depois utilizados para fazer transferências ou compras em seu nome.
Assim, o consumidor deve desconfiar se receber um e-mail deste tipo, uma vez que estes meios de comunicação não fazem parte do procedimento usual de um banco.
Por fim, aconselhamos os consumidores a terem alguma precaução perante produtos de investimento com taxas de juro bastante altas que sejam publicitados na Internet.
Quando as ofertas apresentam juros bastante altos, podemos estar perante publicidade enganosa ou, pior, uma fraude. Por isso, se o consumidor pretender contratar um produto comercializado na Internet, deve testar os meios de contacto indicados e pedir uma descrição detalhada dos serviços e documentação escrita antes de investir o seu dinheiro.
“Utilizo frequentemente os serviços online do meu banco. Que cuidados devo ter e o que é o phishing?”
A DECO INFORMA…
Actualmente são cada vez mais os consumidores que utilizam o serviço telefónico ou o netbanking para acederem às suas contas bancárias.
Regra geral, estes serviços são mais rápidos e permitem, muitas vezes, preços mais vantajosos em ordens de Bolsa, transferências ou até taxas de juro mais elevadas em depósitos.
O uso do netbanking é seguro, desde que o consumidor tenha alguns cuidados:
– alterar com frequência a palavra-chave;
– ter um programa de antivírus actualizado;
– não aceder ao sítio do banco através de links enviados em e-mails;
– não enviar por e-mail o nome de utilizador ou código de acesso;
– utilizar um computador cujo acesso e utilização seja restrito para aceder a informação reservada.
No entanto, estes serviços online têm sido alvo de phishing, ou seja, têm sido alvo de acções fraudulentas, as quais recorrem ao uso de mensagens de e-mail que aparentam ter origem no banco, para conseguir dados confidenciais.
Por exemplo, alguém envia um e-mail, fazendo-se passar pelo banco onde está domiciliada a conta bancária a informar que ocorreu um problema. O consumidor é assim impelido a clicar sobre o endereço fornecido e acede a uma página parecida com a do seu banco, mas falsa. Posteriormente pedem ao consumidor para introduzir os seus dados, que serão depois utilizados para fazer transferências ou compras em seu nome.
Assim, o consumidor deve desconfiar se receber um e-mail deste tipo, uma vez que estes meios de comunicação não fazem parte do procedimento usual de um banco.
Por fim, aconselhamos os consumidores a terem alguma precaução perante produtos de investimento com taxas de juro bastante altas que sejam publicitados na Internet.
Quando as ofertas apresentam juros bastante altos, podemos estar perante publicidade enganosa ou, pior, uma fraude. Por isso, se o consumidor pretender contratar um produto comercializado na Internet, deve testar os meios de contacto indicados e pedir uma descrição detalhada dos serviços e documentação escrita antes de investir o seu dinheiro.