Tratar-se-á de um espectáculo de cantares populares, promovido pela Associação de Estudo e Pesquisa da Oralidade em colaboração com a Paróquia de São Brás e Câmara Municipal de São Brás de Alportel com a participação de 2 grupos: o Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro e o Grupo “Moças Nagragadas”.
Fundado no ano de 2000, o Cancioneiro integra o Grupo Folclórico de Faro, sendo constituído por 25 elementos, entre vozes e tocadores de instrumentos que trajam de acordo com os usos e costumes do Algarve no final do séc. XIX e início do séc. XX. Os temas interpretados pelo Cancioneiro reflectem a cultura musical algarvia, fruto de uma vasta pesquisa de músicas recolhidas junto das populações de toda a região.
Relativamente ao Grupo de cantares Moças Nagragadas, formado em 2002, este resultou de uma investigação da literatura oral popular tradicional levada a cabo por uma equipa de professores. Actualmente, o grupo é composto por 8 intérpretes e continua a dedicar-se à recolha e divulgação dos cantares tradicionais populares do Algarve.
Em 2003, o grupo passou a integrar a APEOralidade, Associação de Estudo e Pesquisa da Oralidade, criada com o objectivo de dar consistência à acção de pesquisa e estudo da oralidade.
O I Encontro de Cantares ao menino pretende assim reunir grupos algarvios que preservam nos seus cânticos a cultura popular algarvia, um legado musical que canta histórias de um passado que importa proteger e dar um novo futuro.