“Vencer a corrupção, pela despartidarização da administração pública e pela transparência, responsabilização e participação cívica” é o tema desta apresentação em que o ex-Ministro se irá debruçar sobre um dos problemas que mais preocupa a sociedade portuguesa e pelo qual Cravinho mais se tem debatido.
Em 2006, enquanto deputado socialista, criou um plano de anti-corrupção que consistia em colocar sob suspeita uma pessoa cujas declarações de rendimentos não correspondessem ao seu real património. Esta proposta foi rejeitada pelo parlamento. Pouco depois Cravinho demitiu-se e foi para Inglaterra, onde foi nomeado administrador de “The European Bank for Reconstruction and Development”, pelo governo português liderado por José Sócrates
Político português, natural de Angola, João Cardona Gomes Cravinho nasceu a 19 de Setembro de 1936. Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, fez estudos de Economia em Yale e Oxford. Possui um extenso currículo como responsável de gabinetes do sector da Indústria. Em 1972 participou na fundação do Grupo de Estudos Básicos de Economia Industrial, de que foi director.
Fez parte do IV Governo Provisório enquanto Ministro da Indústria e da Tecnologia (1975). Nos anos 80 foi deputado à Assembleia da República e de 1989 a 1994 deputado ao Parlamento Europeu. Nos finais dos anos 80 era consultor da Comissão Europeia, da OCDE e da UNESCO.
Para além da sua actividade como docente nas áreas de Economia Industrial e das Relações Externas, nomeadamente no ISEG, ISCTE e Universidade de Coimbra, foi autor de vários trabalhos apresentados em seminários e conferências e publicou inúmeros artigos em revistas da especialidade.
Foi Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território no governo socialista de António Guterres de 1995 até 1999.