, mas também de riscos associados à falta de informação ou de instrumentos adequados que garantam a segurança e a privacidade dos utilizadores.
Neste âmbito, a autarquia de São Brás associa-se às iniciativas deste Dia da Internet Segura, com algumas acções, que visa, sensibilizar a comunidade para a prevenção dos perigos da Internet. Integram estas acções encontros jovens são-brasenses em ambiente escolar, organizados por uma parceria constituída pela Guarda Nacional Republicana e pelo Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, os quais têm por objectivo alertar as camadas mais jovens um conjunto de comportamentos de risco na utilização da Internet. A visualização de conteúdos impróprios, o contacto com potenciais agressores ou o consumo de produtos publicitários são algumas das principais ameaças à segurança online de crianças e jovens.
Em parceria com a Rede de Espaços Internet, o Espaço Internet do Município de São Brás de Alportel prepara igualmente a realização de acções de informação que decorrem neste âmbito promovem no Espaço Internet do município, nos dias 7 e 11, várias acções de sensibilização para uma condução segura na Internet. Esta iniciativa visa informar os utilizadores daquele espaço sobre dependências na utilização, violação dos direitos de autor, entre muitos outros comportamentos de risco que transpõem o ciberespaço até à realidade.
A estratégia de prevenção adoptada em São Brás de Alportel pretende formar crianças e jovens de espírito crítico, capazes de seleccionar de forma responsável a informação online, defendendo ao mesmo tempo dados e informações pessoas que ponham em risco a sua segurança, para um uso pleno das potencialidades da Internet.