O certame conta com cerca de meia centena de expositores, onde os visitantes podem experimentar o verdadeiro gosto da tradição através dos já reconhecidos enchidos, do excelente medronho e do mel da região, da singularidade do artesanato local, dos deliciosos doces e dos pratos típicos que enriquecem a gastronomia local tradicional, confeccionados à base de carne de porco preto.
Na edição deste ano, a animação musical vai ser uma constante, tendo no Sábado o concerto com “QUIM BARREIROS” às 21h30 e no Domingo “7 SAIAS” às 19h. Durante os dois dias ocorrerão acções de animação complementar com FARRA FANFARRA.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Monchique mantém o seu esforço no sentido da recuperação e promoção das especificidades locais — as tradições, o artesanato e a gastronomia — apostando na promoção de um turismo sustentável em espaço rural.
Sendo a singularidade da gastronomia Monchiquense um factor de atracção inegável no contexto regional, que importa explorar cada vez mais e melhor, integrada no certame será dinamizada uma Mostra Gastronómica à qual aderiram, este ano os seguintes restaurantes do concelho, a saber: “ Fonte dos Chorões”, “ Charrette”, “Palmeirinha dos Chorões”, “Teresinha”, “Jardim das Oliveiras”, “Luar da Fóia”, “Paraíso da Montanha” e “O Parque”.
A Feira dos Enchidos Tradicionais é uma iniciativa promovida e organizada pela Câmara Municipal de Monchique, com o apoio da Direcção de Serviços Veterinários da Região do Algarve, Direcção Regional de Agricultura do Algarve, Associação dos Produtores de Enchidos de Monchique, Turismo do Algarve, Caixa Geral de Depósitos, Caixa de Crédito Agrícola do Algarve, Delta Cafés e Águas de Monchique.
Os sabores de outros tempos, o programa gastronómico, e a animação musical irão certamente constituir motivo para uma visita a Monchique, nos dias 5 e 6 de Março.