Cross das Amendoeiras apresentado em Albufeira

0
263
Anncio_Cross
O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu, no passado dia 17 de Fevereiro, a Conferência de Imprensa que tornou público o programa do 34.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor.

Anncio_CrossA mais antiga prova de atletismo realizada no país inclui um programa de dois dias de competições, que se vão realizar nos dias 2 e 6 de Março. Pela Pista de Cross das Açoteias vão passar cerca de 2500 atletas em disputa por um lugar no pódio.

Na conferência de imprensa, Desidério Silva referiu que este evento constitui uma das mais sérias apostas da autarquia a nível do fomento da prática desportiva no concelho e do desenvolvimento da sua marca turística. “Albufeira está num patamar de referência em matéria de Desporto. Procuramos valorizar a região e o concelho enquanto destino de excelência para a prática das mais diversas modalidades, através da disponibilização dos nossos equipamentos e do apoio a eventos de relevo, como é o caso do Cross das Amendoeiras em Flor”, revela o autarca para quem “esta é também uma forma de contrariar os efeitos da sazonalidade que afecta a região.”

Paulo Castro, presidente da Associação de Atletismo do Algarve, elogiou as excelentes condições da Pista de Cross das Açoteias, “uma das melhores a nível mundial e das poucas de carácter permanente”. O responsável adiantou que a edição deste ano irá contar com a presença de cerca de uma dezena de nacionalidades, num total de 2500 atletas em dois dias de provas.

O director regional do IDP – Instituto de Desporto de Portugal, Joaquim Duarte, agradeceu o facto de Desidério Silva continuar a promover a modalidade e não deixar morrer a mais antiga prova de atletismo do país. Joaquim Duarte destacou a importância do Cross das Amendoeiras no contexto do atletismo nacional e na projecção da imagem do Algarve, já que “leva além fronteiras a bandeira da região”.

Para o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, esta iniciativa para além de promover o concelho, permite dar um exemplo positivo aos jovens, “incutindo-lhes o gosto pela prática desportiva e contribuindo para a sua formação”.

No próximo dia 2 de Março, a Pista das Açoteias vai receber as primeiras provas integradas na programação do evento.

O Corta Mato Regional do Desporto Escolar tem início pelas 10h00 e vai contar com mais de 2000 alunos em representação de 80 por cento das escolas algarvias. Às 14h00, começa o 22.º Campeonato Nacional de Corta Mato para Deficientes, organizado pela Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, onde cerca de 150 atletas de todo o país, portadores de deficiência, vão disputar um lugar no pódio.

No domingo, dia 6, pelas 10h00, arranca o 34.º Cross das Amendoeiras em Flor, que este ano inclui o Campeonato Regional de Corta Mato de Juniores e Longo.

Confira alguns dos atletas que vão marcar presença:

Femininos
As portuguesas Dulce Félix (3.ª Campeonato Europeu de Corta Mato 2011; 1.ª Campeonato Europeu Corta Mato 2010 por equipas; 1.ª Cross Amendoeiras 2010) e Ana Dias (atleta mais internacional pela Selecção Portuguesa; 1.ª Campeonato Europeu Corta Mato 2010 por equipas); Aniko Kalovics, da Hungria (melhor atleta europeia nos últimos Crosses do Circuito da IAFF; 1.º San Sebastian 2010; 2.º Cross Amendoeiras 2009); Eunice Jepkorir, do Quénia (2.ª 10.000m Jogos Olímpicos Pequim); Fionnuala Britton, da Irlanda (4.ª Campeonato Europeu Corta Mato 2010; 2.ª Bruxelas 2010 IAFF).

Masculinos
Os portugueses Rui Pedro Silva (8.º Campeonato Europeu Corta Mato 2010; Campeão Nacional de Corta Mato 2007 e 2008; Vice-campeão Nacional Estrada 2010; Olímpico em Pequim 2008), Eduardo Mbengani (7.º Campeonato Europeu Corta Mato 2010) e Youssef El Kalai (3.º Campeonato Europeu de Corta Mato 2011); Kiprono Menjo, do Quénia, 1.º Cross Amendoeiras em Flor 2008 e 2009); Yuri Abramov e Sergey Lukin (os melhores atletas russos da actualidade em ½ fundo).


Fonte: CMAlb

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.