“Segurança Rodoviária”

0
329
“A minha mãe é uma pessoa já com alguma idade, pelo que tenho alguns receios quando ela vai passear. Que conselhos lhe posso dar?”

A DECO INFORMA…

Dados recentes apresentados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária mostram que os peões seniores representam 44% das vítimas mortais por atropelamento.

Mais de metade das vítimas registadas entre os seniores resulta de acidentes ocorridos em meio urbano, principalmente em arruamentos e em atravessamento de localidades por estradas nacionais.

Em situação de acidente, o risco de morrer ou de sofrer ferimentos graves é mais elevado para os seniores do que para a restante população em virtude da maior fragilidade física destes cidadãos, factor particularmente crítico no caso dos peões.

Para além da fragilidade física, a vulnerabilidade dos seniores está directamente relacionada com as limitações que surgem com o avançar da idade.

Efectivamente, com o aumento da idade diminuem os reflexos, as capacidades auditivas, visuais, de percepção, de concentração, de mobilidade e de coordenação motora.

Por fim, deixamos aqui alguns conselhos para os peões seniores, em especial, mas que podem ser seguidos por todos os peões:

– Não beba álcool em excesso, especialmente se toma medicamentos.
– Use sapatos bem ajustados, com solas antiderrapantes, de modo a evitar quedas e se precisar de óculos nunca se esqueça deles.
– Circule sempre pelo lado de dentro dos passeios e nas bermas caminhe de frente para os veículos.
– Procure atravessar sempre numa passadeira.
– Se houver semáforos deve sempre respeitar as suas indicações. Caso o sinal para peões comece a piscar ou mude para vermelho, espere pelo sinal verde para atravessar em segurança.
– Não atravesse entre viaturas estacionadas, pois os condutores não estão à espera que surja um peão e pode ocorrer um acidente.
– Atravesse a rua a direito e sem correr, uma vez que atravessar a rua em diagonal demora mais tempo.

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.