Um total de 42 tripulações competiu nas duas regatas que marcaram o arranque deste campeonato, ao largo da costa da ilha de Tavira.
À frente na classificação encontra-se a equipa de João Vilas Boas e João Duarte da Associação Naval de Lisboa e do Clube de Vela do Barreiro respectivamente, seguida da equipa de velejadores do Clube Náutico de Tavira, Luís Niza e Paulo Baptista. Em terceiro lugar, está a equipa espanhola do R.C.N de Gran Canaria, formada por Jorge Martinez e Tomas Ugalde.
Este é o 1º evento de uma série de seis campeonatos e regatas de Vela, de nível Nacional, Ibérico e Internacional, organizadas pelo Tavira Sailing, que em 2011 vão tornar este destino turístico na Capital Portuguesa de Vela Ligeira.
Até 12 de Março, o Campeonato Ibérico de 420 conta com a presença de 42 embarcações, e 84 velejadores, 26 equipas nacionais e 16 espanholas, que vêm disputar o título de campeão Ibérico de 420.
O projecto Tavira Sailing conta com o alto patrocínio do Montepio, que tem uma forte uma ligação a esta modalidade, e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Tavira, Clube Náutico de Tavira, Federação Portuguesa de Vela, Associação Portuguesa da Classe Internacional de Optimist e da Classe Internacional de 420. O grupo Vila Galé associou-se a este projecto desde a primeira hora numa parceria estratégica.
Para esta quinta-feira está prevista a realização de três regatas, com início marcado para as 11h00.