, uma das mais emblemáticas árvores de fruto do Algarve e com grande peso na economia regional.
A iniciativa culminará na segunda-feira 21 de Março, Dia Mundial da Árvore, com baptismo do referido pomar, marcado para as 16h30 e aberto a todos os interessados, sendo na ocasião abordadas as origens da laranja no nosso país.
Seguir-se-á uma visita guiada pelos percursos da Quinta, centrada nas espécies florestais e frutíferas e destinada à observação das espécies florestais e à abordagem da importância das árvores, tanto a nível socioeconómico, como ambiental.
Os mais jovens poderão ainda participar num ateliê de pintura onde se poderão expressar artisticamente sobre esta temática, recorrendo a uma tela gigante.
Este é o primeiro conjunto de laranjeiras a plantar na Quinta Pedagógica de Portimão, espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada dessa realidade.
Uma das frutas mais apreciadas pelas suas vitaminas, a laranja é muito nutritiva, estimula o paladar, abre o apetite, acalma a sede e possui inúmeras propriedades medicinais, sendo depurativa do sangue, eficiente contra o artritismo, bom remédio para a asma e bastante benéfica para as vias respiratórias.