A primeira final regional da 12ª Edição 2011 do Danone Nations Cup (DNC) – Campeonato do Mundo de Futebol sub-12 realizou-se em Faro e apurou já as duas primeiras equipas, a EAS de Faro e o SCF 1999. Segue-se a próxima fase regional, na Ribeira Brava, Madeira, a 9 de abril.
Este ano, inscreveram-se 200 equipas que tentam garantir a sua presença na final internacional, em Madrid no Estádio Santiago Bernabéu. O projeto que conta com Vítor Baía como Embaixador prolonga-se até junho, estando a final internacional programada para outubro em Madrid.
Mais de 225 crianças deslocaram-se ao Complexo Desportivo da Penha, em Faro, onde se disputou a primeira final regional. A arbitragem foi coordenada por Vitor Pereira, Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, que está pelo 4º ano consecutivo ligado ao Danone Nations Cup, como coordenador de toda a arbitragem. A próxima final regional vai disputar-se no Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava, com o apoio do Centro Desportivo da Madeira, no próximo dia 9 de abril, e vai contar com a presença de 190 crianças de 13 equipas da Ilha da Madeira e Porto Santo, naquela que é a primeira Edição do DNC na Madeira.
O torneio vai apurar a equipa que representará Portugal na Final Internacional que se realiza em outubro na cidade de Madrid, no Estádio Santiago Bernabeú frente a 40 seleções nacionais dos cinco continentes, no único campeonato mundial para este escalão etário, que detém a chancela da FIFA e da Federação Francesa de Futebol e cujo padrinho oficial é o ex-internacional francês, Zinedine Zidane.
Em Portugal, a iniciativa tem como embaixador o jogador internacional português, Vitor Baía. Este ano, o projeto reverte-se também de uma forte componente de responsabilidade social. A Fundação Vitor Baía e a Danone Portugal irão através do DNC angariar verbas cujo objetivo é o de criar uma casa de acolhimento para crianças e jovens desfavorecidos do Norte do país.
O DNC conta ainda com uma parceria com a CAIS, segundo a qual jovens adultos desempregados e em situação de pobreza, identificados por esta associação, irão trabalhar lado a lado com os colaboradores da Danone na organização do torneio e de toda a logística necessária para a sua realização. Desta forma, há a garantia de um projeto remunerado a pessoas que se encontram em situação de carência económica, contribuindo para a sua reinserção social.
Estima-se que mais de três milhões de crianças vão participar nas edições nacionais do campeonato, apurando as 40 equipas finalistas. Desde a sua primeira edição em 2000, o DNC deu a oportunidade a mais de 21 milhões de crianças de viverem os seus sonhos futebolísticos. Em Portugal, o projeto é acarinhado por Vítor Baía e Vítor Pereira, ex-árbitro Internacional Português, que está pelo 4º ano consecutivo ligado ao Danone Nations Cup, como coordenador de toda a arbitragem. Este projeto conta ainda com os apoios da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, do Instituto Português da Juventude e do Instituto do Desporto de Portugal.
Muito mais do que um campeonato de futebol, o Danone Nations Cup, é a oportunidade para crianças de todo o Mundo se encontrarem, conviverem e descobrirem outras crianças de países e culturas diferentes. Em Portugal, o DNC já movimentou mais de 16 mil crianças desde a sua primeira edição em 2003. Sob o lema “Acredita nos teus Sonhos!”, o DNC tem como valores-chave o Fair Play, o Prazer de Jogar, a Abertura e a Acessibilidade. Com este torneio, a Danone visa envolver o maior número de crianças promovendo assim hábitos de vida saudáveis, através de uma boa alimentação e a prática do desporto.