, que integra um conjunto diversificado de atividades e eventos dedicados à liberdade e à memória popular.
O IX Festival de Narração Oral “Contos da Liberdade”, organizado pela Associação Cultural e Recreativa do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal marca o início das atividades em São Brás de Alportel, no próximo dia 15, pelas 21h30, na Galeria, Casa de Chá Zem Arte, com a participação especial do reconhecido contador de histórias Jorge Serafim. Contador desde 1998, Serafim refere-se aos contos como “uma reflexão profunda sobre os valores humanos que se vão perdendo dia a dia e sobre os que sobrevivem à transformação contínua que o homem se impõe a si mesmo. Creio que as palavras são as persianas dos homens. Gosto de as abrir. Conto porque através desse ar se espalham sementes pelos quatro cantos do coração”. Nesta sessão de Contos para a Família, os participantes são convidados a partilhar as suas histórias, num animado convívio de hino à liberdade de expressão e à memória popular, que se preserva através da oralidade.
O Festival de Narração Oral é uma iniciativa da Associação Cultural e Recreativa do Algarve, que desenvolve no município uma parceria com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel na promoção da liberdade de expressão e valorização da narração oral de contos.
No Dia da Liberdade, 25 de Abril, as comemorações prosseguem na Cerimónia de Hastear da Bandeira, junto aos Paços do Município, pelas 10h00, com acompanhamento musical da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel. Segue-se a inauguração da exposição de fotografia de Joaquim Lobo, “Angola, Guerra Civil”. Patente de 25 de Abril a 27 de maio , no Centro de Artes e Ofícios, esta mostra de trabalhos revela fragmentos da história desta ex-colónia portuguesa, numa viagem ao passado através da imagem.
O Grupo Desportivo e Cultural de Machados comemora em campo o Dia da Liberdade, no tradicional jogo de futebol entre solteiros e casados que antecede o almoço convívio, típico desta data especial.
No dia 29, pelas 21h30, os Contos da Liberdade regressam a São Brás de Alportel na companhia do mestre escritor e contador, Xavier DoCampo, na Biblioteca Municipal. Proveniente da Galiza, Xavier DoCampo é um dos grandes renovadores da literatura infantil-juvenil galega, alcançando em 1995 o Prémio Nacional de Literatura Infantil e Juvenil por Cando petan na porta pela noite, selecionada também como uma das cem melhores obras do século XX espanhol, segundo a Fundação Germán Sánchez Rui Pérez.
Em São Brás de Alportel Xavier DoCampo propõe uma sessão de contos para adultos, seguida de tertúlia com todos os participantes, no sentido de promover a liberdade de expressão e a valorização da narração oral dos contos.