XVII Semana Cultural de Alte

0
230
alte
Naquele que é um dos mais tradicionais e emblemáticos eventos da serra algarvia, a aldeia de Alte recebe, de 25 de Abril a 1 de maio, a XVII Semana Cultural de Alte.

Folclore, gastronomia, desporto, animação musical e artesanato são algumas das atividades  que irão animar a aldeia.

No arranque da Semana, dia 25 de Abril, das 15h00 às 18h00, realiza-se uma Batida de Pintura pelas ruas da aldeia. No Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, às 16h00, são inauguradas exposições de pintura e fotografia. E às 18h00, Afonso Dias apresenta o recital de poesia “Cartas de abril ”.

Para dia 26, terça-feira, a tarde é de animação infantil no Salão da Casa do Povo. Pelas 21h30, no Pólo Museológico, o Ao Luar sobe ao palco com a peça “Fado de Cássima e o Canto das Mouras”.

No dia 27, será apresentada uma conferência temática no Pólo Museológico. O teatro regressa com a revista à portuguesa “Aqui não há crise”, apresentado pelo Grupo Boa Esperança, agendada para as 21h30, no Salão de Festas da Casa do Povo.

Na sexta-feira, 29 de abril , a partir das 19h00, haverá um lounge bar junto à Ribeira. A Mostra de Artesanato e Produtos Locais, a música popular e a gastronomia vão animar as ruas de Alte. Às 22h00, está previsto um concerto com o grupo Diálogo (fusão de flamenco com guitarra portuguesa).

O emblemático Passeio/Maratona de BTT de Alte realiza-se no dia 30, sábado, a partir das 10h00. Cerca de 2 mil participantes vão integrar os quatro níveis da prova – Familiar (16km), Passeio (27 km), Meia Maratona (54 km) e Maratona (100 km).

“As Lavadeiras” – retrospetiva  de três mulheres num futuro antigo é o espetáculo  previsto para as 16h00, na Fonte Pequena. E às 17h00, tem lugar o concerto com os Godai Project.

Para assinalar o 2º aniversário do Pólo Museológico de Alte, vai ser apresentado o filme/documentário sobre o seu patrono, o poeta altense Cândido Guerreiro. A noite encerra, pelas 22h00, com a atuação  da banda Flor de Lis.

O 1º de maio  é o principal momento desta Semana Cultural. A realização do Festival de Folclore que integra a Cerimónia Tradicional de Casamento com Boda constituiu uma das principais manifestações etnográficas da região.
alte
O início da Boda está agendado para as 11h00 e os “convidados” poderão degustar alguns dos mais saborosos petiscos da serra: caracóis, carapaus alimados, peixinhos da horta, bacalhau com alho, papas com ervilhas, grãos com borrego, jantar de feijão, pão caseiro e bolos tradicionais.

O desfile tem início às 15h00 e, pelas 16h00, já na Fonte Grande, acontece a saudação dos noivos e o baile integrado no Festival de Folclore, com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Válaga (Ovar), Rancho Folclórico Alegria de Alqueidão de Santo Amaro Beco (Ferreira do Zêzere) e Grupo Etnográfico de Alverca do Ribatejo (Vila Franca de Xira).

Fonte: CML

{sharethis}


Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico – convertido pelo Lince.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.