No arranque da Semana, dia 25 de Abril, das 15h00 às 18h00, realiza-se uma Batida de Pintura pelas ruas da aldeia. No Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, às 16h00, são inauguradas exposições de pintura e fotografia. E às 18h00, Afonso Dias apresenta o recital de poesia “Cartas de abril ”.
Para dia 26, terça-feira, a tarde é de animação infantil no Salão da Casa do Povo. Pelas 21h30, no Pólo Museológico, o Ao Luar sobe ao palco com a peça “Fado de Cássima e o Canto das Mouras”.
No dia 27, será apresentada uma conferência temática no Pólo Museológico. O teatro regressa com a revista à portuguesa “Aqui não há crise”, apresentado pelo Grupo Boa Esperança, agendada para as 21h30, no Salão de Festas da Casa do Povo.
Na sexta-feira, 29 de abril , a partir das 19h00, haverá um lounge bar junto à Ribeira. A Mostra de Artesanato e Produtos Locais, a música popular e a gastronomia vão animar as ruas de Alte. Às 22h00, está previsto um concerto com o grupo Diálogo (fusão de flamenco com guitarra portuguesa).
O emblemático Passeio/Maratona de BTT de Alte realiza-se no dia 30, sábado, a partir das 10h00. Cerca de 2 mil participantes vão integrar os quatro níveis da prova – Familiar (16km), Passeio (27 km), Meia Maratona (54 km) e Maratona (100 km).
“As Lavadeiras” – retrospetiva de três mulheres num futuro antigo é o espetáculo previsto para as 16h00, na Fonte Pequena. E às 17h00, tem lugar o concerto com os Godai Project.
Para assinalar o 2º aniversário do Pólo Museológico de Alte, vai ser apresentado o filme/documentário sobre o seu patrono, o poeta altense Cândido Guerreiro. A noite encerra, pelas 22h00, com a atuação da banda Flor de Lis.
O 1º de maio é o principal momento desta Semana Cultural. A realização do Festival de Folclore que integra a Cerimónia Tradicional de Casamento com Boda constituiu uma das principais manifestações etnográficas da região.
O início da Boda está agendado para as 11h00 e os “convidados” poderão degustar alguns dos mais saborosos petiscos da serra: caracóis, carapaus alimados, peixinhos da horta, bacalhau com alho, papas com ervilhas, grãos com borrego, jantar de feijão, pão caseiro e bolos tradicionais.
O desfile tem início às 15h00 e, pelas 16h00, já na Fonte Grande, acontece a saudação dos noivos e o baile integrado no Festival de Folclore, com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Válaga (Ovar), Rancho Folclórico Alegria de Alqueidão de Santo Amaro Beco (Ferreira do Zêzere) e Grupo Etnográfico de Alverca do Ribatejo (Vila Franca de Xira).
Fonte: CML
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico – convertido pelo Lince.