Guia comemora Páscoa com prova do Folar

0
191
PROVA_DO_FOLAR_GIGANTE
O Polidesportivo da Guia vai receber a VIII Prova do Folar, no dia 24 de abril, pelas 16h00.

Um folar gigante será dado a provar às centenas de curiosos que aí se deslocam para degustar a receita confecionada a rigor. A famosa cerimónia do corte do folar, será o ponto alto dos festejos.
Para Desidério Silva, presidente da autarquia, “esta iniciativa, para além de devolver às tradições gastronómicas o seu lugar na comunidade, reveste-se de especial importância para a dinamização do comércio local e também das atividades turísticas, numa época do ano em que são muitos os visitantes que se encontram em Albufeira”.
PROVA_DO_FOLAR_GIGANTE
Considerada a mais importante festa cristã, por ser comemorada a Ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa é vivida com intensidade pelos portugueses e, além dos ovos de chocolate, também é altura dos afilhados oferecerem, no Domingo de Ramos, flores aos padrinhos e receberem o tradicional folar, símbolo de amizade e reconciliação.

Esta iguaria gastronómica, também conhecida como ‘Pão da Páscoa’, é confecionada de diferentes formas consoante as regiões do país. No concelho de Albufeira, a tradição dita que a receita integre ingredientes como a canela, a banha, a erva-doce e o açúcar.

Para além da tradicional prova, a mostra irá contar com momentos de animação musical a cargo do artista Valter Cabrita e do Rancho Folclórico Amigos de Ferreiras.

O certame é uma organização do Guia Futebol Clube e conta com o apoio da Câmara Municipal.      


Fonte: CMAlb

{sharethis}

Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui