Em plena Serra do Caldeirão, onde a tranquilidade dos dias marca a passagem do tempo, o sítio de Parises volta a reunir a comunidade em torno da Festa dos Tabuleiros Floridos, em honra de Nossa Senhora de Fátima, festividade que se renova ano após ano.
A Peregrinação à Capela de Nossa Senhora de Fátima, no pitoresco sítio de Parises, no sábado, dia 14, com partida no Adro da Igreja Matriz, pelas 15h00, assinala o início desta iniciativa, organizada pela Associação “Os Amigos da Serra de São Brás de Alportel”, com o apoio da Câmara Municipal e Paróquia de São Brás de Alportel.
Esta peregrinação, composta por um percurso de cerca de 20 Kms, conta com o apoio da Câmara Municipal que disponibiliza transporte a todos os peregrinos inscritos no Gabinete do Munícipe até ao próximo dia 13,sexta-feira.
À noite, pelas 21h30, as ruas iluminam-se com a passagem da Procissão das Velas em honra de Nossa Senhora de Fátima, uma procissão que percorre as ruas da aldeia levando consigo a luz da esperança e as orações dos crentes que partilham este momento de união.
Na tarde de Domingo, dia 15, a partir das 16h00, os festejos prosseguem com a Eucaristia na Capela de Parises, seguida de arraial, onde não pode faltar a sardinha assada, a boa música popular e, claro está, o sempre animado o leilão dos tradicionais Tabuleiros Floridos.
No largo da Capela, a sardinha à descrição faz-se acompanhar pelas músicas contagiantes de Valter Reis e pelo habitual leilão, recheados com petiscos serranos. A festa convida a um pezinho de dança e boa disposição com a animação de Kako, o malabarista.
Esta manifestação de fé e tradição leva ao Sítio de Parises (18kms a norte de São Brás de Alportel) centenas de participantes numa tarde de convívio e animação, em plena Natureza.
Fonte: CMSBA
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico