Russos dominaram a Marcha Atlética em Olhão

0
154
olhao
Olhão foi a capital europeia da marcha atlética no último fim de semana .

olhaoA cidade acolheu centenas de atletas de 40 países da Europa que marcharam, na zona ribeirinha, pelos melhores lugares. Os russos dominaram, com a conquista de grande parte das medalhas e, a nível nacional, a equipa feminina foi a melhor entre todos os atletas portugueses em competição. Por pouco, o grupo feminino não subia ao terceiro lugar do pódio.

A melhor atleta portuguesa a competir em Olhão foi Susana Feitor, seguida de Inês Henriques e Ana Cabecinha. A atleta de Pechão (Olhão) mostrou a sua garra, terminando a prova rainha da competição – 20 km Sénior Femininos – em 15º lugar, apesar de ter tido uma semana difícil a nível pessoal. No entanto, o apoio do público, disse a atleta, foi um incentivo “muito importante”.

Outro marchador olhanense, Jorge Costa, terminou a carreira nesta prova europeia, aos 50 anos, em casa. “Tive muitas dificuldades, custou muito, mas era a minha última corrida pela seleção  nacional. Por isso, e ainda mais na minha terra, Olhão, era minha obrigação terminar esta corrida. Agradeço muito o apoio deste público, que foi incansável”, disse o desportista.

A Avenida 5 de Outubro, junto ao porto de recreio e na zona ribeirinha de Olhão, um dos grandes cartazes turísticos da cidade e do concelho olhanense, engalanou-se a rigor para acolher esta 9ª edição da Taça do Mundo de Marcha Atlética, onde durante uma distância de aproximadamente 1 quilómetro os atletas deram o seu melhor na pista criada para o efeito na baixa de Olhão. Foi um dos grandes eventos desportivos alguma vez realizados em Olhão, o que enche de orgulho autarcas e população em geral.

Com esta realização desportiva de importância europeia, a cidade de Olhão conseguiu uma enorme projeção  internacional. A presença de dezenas de jornalistas oriundos de vários países que se deslocaram a Olhão para divulgar os resultados conquistados pelos seus atletas, permitiu dar a conhecer a cidade cubista além-fronteiras, o que em termos turísticos e económicos deverá trazer grandes benefícios.

Todos os atletas portugueses elogiaram a força transmitida pelo público olhanense durante as várias provas que se prolongaram por todo o dia de sábado, tal como a organização desta 9ª Edição da Taça da Europa de Marcha Atlética. Tanto o representante da Associação Europeia de Atletismo como o presidente da Federação Portuguesa destacaram a receção  de que todos os atletas e organização foram alvo (no total, cerca de 500 pessoas), elogiando a total colaboração do Município de Olhão para a realização da prova.

Logo na cerimónia de abertura, que decorreu na sexta-feira à tarde, o autarca olhanense, Francisco Leal, disse ser “um motivo de orgulho receber a Taça da Europa de Marcha Atlética neste concelho”. Referiu-se também à importância que a modalidade tem em Olhão e ao papel preponderante do treinador Paulo Murta para projetar  grandes nomes nesta modalidade a nível nacional, como é o caso de Ana Cabecinha. “Esse facto tornou a modalidade conhecida e acarinhada pela população. Por isso, era tão importante receber este evento no nosso concelho”, realçou Francisco Leal.

Fernando Mota, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, destacou o empenho da Associação Europeia de Atletismo e da Câmara Municipal de Olhão. A propósito do local da prova, justificou porque esta edição aconteceu em Portugal e, neste caso, em Olhão: “Só tem sentido organizar competições internacionais quando estão reunidas determinadas condições: tradição local, apoio do Município e a existência de atletas com relevância internacional. Tudo isso existe em Olhão”, disse Fernando Mota. A mesma opinião expressou Carel Pilny, da Associação Europeia de Atletismo, agradecendo o acolhimento de que todos os participantes nesta prova foram alvo.

Classificações:

50 Km Sénior Masculinos

Individuais
1º Denis Nizhegorodov, Rússia
2º Igor Erokhin, Rússia
3º Marco de Luca, Itália

Equipas
1º Rússia
2º Itália
3º Polónia

10 Km Júnior Masculinos

Individuais
1º Ilhor Lyashchenko, Ucrânia
2º Hagen Pohle, Alemanha
3º Dementiy Cheparev, Rússia

Equipas
1º Ucrânia
2º Rússia
3º Alemanha

10 Km Júnior Femininos

Individuais
1º Yelena Lashmanova, Rússia
2º Svetlana Vasilyeva, Rússia
3º Kate Veale, Irlanda

Equipas
1º Rússia
2º Itália
3º República Checa

20 Km Sénior Masculinos

Individuais
1º Stanislav Emelyanov, Rússia
2º Matej Tóth, Eslováquia
3º Jakub Jelonek, Polónia

Equipas
1º Rússia
2º Espanha
3º Itália

20 Km Sénior Femininos

Individuais
1º Vera Sokolova, Rússia
2º Anisya Kirdyapkina, Rússia
3º Elisa Rigaudo, Itália

Equipas
1º Rússia
2º Espanha
3º Ucrânia

Fonte e fotos: CMO

{sharethis}
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui