Antigo Lagar de Azeite de São Brás de Alportel transforma-se em Residência Criativa

0
280
residencia_criativa_web
De 17 a 19 de junho, o velho edifício do antigo Largar de Azeite de São Brás de Alportel vai transformar-se numa Residência Criativa, um espaço de encontro entre designers e artesãos

, naquele que será o culminar da primeira etapa do Projeto Design&Ofício que visa a criação de novos produtos, a partir da transmissão dos saberes dos ofícios tradicionais. Cruza a ponte entre a tradição e a inovação é o desafio.

residencia_criativa_webEste projeto resulta de uma parceria entre o Município de São Brás de Alportel e a Associação Designers do Sul com o objetivo de valorizar e reinventar os ofícios tradicionais. Trata-se de desenvolver uma relação de proximidade entre artesãos tradicionais e criativos da área do design, de forma a promover a troca de experiências e saberes do passado e do presente, na criação de objetos modernos e de qualidade.

A Residência Criativa pretende reunir neste edifício cerca de 15 criativos previamente selecionados e 5 artesãos locais convidados, para uma partilha conjunta de experiências. Durante esta residência, nas várias oficinas, cabe aos criativos desenvolver soluções estético-funcionais, que respeitem o caráter único de cada produto, correspondente à especialização de cada artesão: empreita de palma, cortiça, madeira, trapologia e cerâmica.

No final, o resultado pretendido passa por “uma nova forma de produção cultural, concebida de forma sustentável, com recurso a materiais locais, naturais e ecorresponsáveis.”

Os trabalhos realizados neste encontro de gerações serão apresentados ao público na exposição “Design&Ofício”, patente no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel, de 20 de julho a 31 de agosto.

Todos os jovens criadores que tenham interesse em integrar a Residência Criativa devem consultar o regulamento e efetuar a respetiva inscrição, até ao próximo dia 10 de Junho, no sítio www.designeoficios.co.tv.

Fonte: CMSBA

{sharethis}
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico        

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui