De acordo com a autarquia, “Ao longo de três dias, milhares de visitantes vão tomar de assalto a Colina do Revelim de Santo António, para saborear os melhores caracóis confecionados no Algarve, no país, mas também por chefes de cozinha espanhóis, franceses, italianos e marroquinos, que irão surpreender com novas receitas, deste apreciado petisco”.
Nas tasquinhas, o visitante além dos caracóis e da cerveja, poderá deliciar-se ainda, com o melhor da doçaria regional, desde as tradicionais filhós, até ao dom Rodrigo, passando pela torta de alfarroba tão característica da nossa região.
O cartaz musical do Festival Internacional do Caracol, em Castro Marim, é rico e bastante diversificado com os sons e os ritmos da música portuguesa, espanhola, francesa, italiana e marroquina.
Na sexta-feira, dia 10 de Junho, a abertura do festival faz-se com a Banda Musical Castromarinense, seguindo-se a música italiana com a participação do grupo Malicanti, para terminar com um espetáculo da Banda del Pepo, de Espanha.
No sábado, a música de expressão francesa marca presença com o grupo Les Voyageurs, e às dez e meia da noite, será a vez da artista Dina, subir ao palco do Revelim, para um grande concerto.
A encerrar o festival, no dia 12 de junho, a tarde começa com a música do Ziryab Ensemble vindo de Marrocos, terminando com os portugueses, Marenostrum.
Afirmar Castro Marim como a capital dos caracóis do Algarve e a promoção da cozinha e cultura mediterrânicas é o grande desígnio da Câmara Municipal com a realização deste Festival.