D. Manuel Madureira Dias recebeu a ordenação presbíteral na Sé Metropolitana de Évora, no dia 25 de junho de 1961, pelo então Arcebispo D. Manuel Trindade Salgueiro.
Para celebrar este acontecimento com os seus antigos diocesanos, D. Manuel Madureira Dias deslocar-se-á propositadamente ao Algarve nos próximos dias 19 e 20 de junho .
Assim, no dia 19 de junho , Domingo da Santíssima Trindade, o Bispo emérito do Algarve presidirá a uma concelebração eucarística que terá lugar pelas 18 horas na Sé Catedral de Faro e no dia 20 participará no “dia diocesano do clero”, em convívio com os padres e diáconos que estão ao serviço da Diocese do Algarve, presidindo à Eucaristia que será celebrada na Igreja do Carmo de Tavira, pelas 11 horas desse dia e que, tal como na véspera, será aberta à participação de todos os fiéis que desejem associar-se.
D. Manuel Madureira Dias, antes de ser eleito Bispo do Algarve, exerceu o seu ministério sacerdotal na Arquidiocese de Évora, tendo sido Pároco em Elvas, Professor e Diretor do Instituto Superior de Teologia de Évora, Vigário Episcopal para a Pastoral da Arquidiocese, tendo ainda obtido graus académicos na Universidade de Coimbra e na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Desempenhou o múnus de Bispo diocesano do Algarve entre 1988 e 2004.