Água de fontanários de má qualidade

0
216
Fontes_1
No distrito de Faro, um fontanário, em Alte, concelho de Loulé, não tem água com qualidade para beber.

> Em Portugal, há fontes a jorrar água sem qualidade que, por ameaçarem a saúde pública, deveriam estar interditas aos cidadãos: esta é a principal conclusão do estudo a 35 fontanários publicado na última edição da PROTESTE.

No total, 12 fontes fornecem água imprópria para consumo. As autoridades regionais (câmaras municipais, juntas de freguesia e delegações de saúde) já estão a par dos resultados.

> No distrito de Faro, um fontanário, em Alte, concelho de Loulé, não tem água com qualidade para beber. Motivo: contaminação bacteriológica por E. Coli e coliformes fecais. Febre, diarreia e vómitos são sintomas comuns, típicos de gastroenterite e intoxicação alimentar. Infeções urinárias e, mais raramente, endocardite bacteriana são também efeitos dessa contaminação. Crianças, idosos e indivíduos debilitados podem ser os mais afetados.

> Em Quarteira, no mesmo distrito, o teor elevado em sais minerais torna pouco aconselhável a água da fonte do parque de campismo da localidade.
Já em Santiago, concelho de Tavira, a água do fontanário analisado é de boa qualidade.

> Nenhum fontanário deveria estar disponível sem garantir requisitos mínimos de potabilidade da água. Ligar os fontanários à rede pública de abastecimento e colocar torneiras com temporizador manteria a sua utilidade e segurança.

Na impossibilidade de aplicar a medida, a água só deve ser distribuída com monitorização regular e inserir-se no Plano de Controlo da Qualidade da Água. A lei prevê que, se não integrarem este plano, as entidades gestoras
devem afixar no fontanário um alerta sobre a falta de controlo da água, uma medida que se tem revelado insuficiente para impedir o consumo.
Fontes_1
> É necessário mudar a atual legislação para evitar situações dúbias sobre a responsabilidade na gestão das fontes e a qualidade da água, defende a DECO. O fecho é a solução limite. Pode ser impopular, mas é mais seguro do que o aviso de “água não controlada”. Caso a opção não seja esta, é indispensável afixar um boletim atualizado de análises a informar se a água está apta para consumo. “A saúde pública está em perigo”, remata a DECO.

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.