A partir daqui a Culatra ganhou força e granjeou o respeito de todos. A comunidade amadureceu e não mais deixou de lutar e tem sido desta forma que tem alcançado progressos.
A Câmara Municipal de Faro associa-se a estas comemorações e é parceira da Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC) na preparação dos festejos.
Das várias atividades previstas destacamos a inauguração da Biblioteca Escolar pelas 19h00 a e às 19h20 a homenagem às figuras de referência da ilha com atribuições toponímicas. Esta é a oportunidade para, junto dos familiares daqueles que tanto fizeram pela Ilha e pelos culatrenses, manifestar o reconhecimento público pela sua coragem e dedicação. Esta homenagem irá perpetuar-se para as gerações futuras que irão percorrer as ruas desta ilha.
A Culatra passará a ter a “Avenida 19 de julho ” que recorda o ano de 1987; a “Rua Padre Henrique” pároco que serviu a Ilha; a “Rua Ana Laura Quintino” fundadora da AMIC e da Associação Nossa Senhora dos Navegantes; “Rua Antónia da Costa Ferreira” que exerceu a atividade de parteira e dedicou a sua vida a ajudar o próximo; “Rua Isabel Argel Lisboa” enfermeira/parteira natural da ilha; “Travessa José Júlio de Sousa” dirigente associativo e “Rua João Henrique Rocha” membro fundador do Clube União Culatrense e organizador da Festa em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes.
Outro momento que irá marcar o dia será a aprovação do contrato para os estudos de localização dos recifes artificiais da Culatra, pelas 21h45 à qual se segue a cerimónia de reconhecimento público a culatrenses organizada pela Associação de Moradores.
A noite acaba com muita animação musical.
Fonte: CMF